Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos cinco primeiros meses do ano foram realizados 6.376 procedimentos eletivos, sendo 1.298 em maio, 1.255 em abril, 1.548 em março, 1.195 em fevereiro e 1.080 em janeiro. O número de 2023 é 3,55% maior que todo o ano de 2019, ano de maior produção realizada antes da atual gestão, quando o Estado realizou 6.157 As especialidades mais atendidas foram ginecológicas, cirurgias gerais e urológicas.

“Hoje é um dia de vitória. Estou muito feliz, meu sorriso já mostra o quanto esperei por este dia, de finalmente fazer minha cirurgia”. A comemoração é da moradora de Araguaína, Shirley Regina da Costa e Silva, atendida com um procedimento eletivo em mastologia geral, no Hospital Regional de Araguaína, no domingo, 28. Ela é uma das mais de 1.200 pessoas atendidas com uma cirurgia eletiva no mês de maio, feita pelo Governo do Tocantins, nas unidades geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio de convênio com os municípios e nas unidades privadas contratualizadas.

“Estamos muito felizes com os índices alcançados. São resultados do suporte que o governador Wanderlei Barbosa tem nos dados e do comprometimento das equipes dos hospitais estaduais, que abraçaram a causa e tem produzido nos plantões e por meio Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar, conhecido como Opera Tocantins. Toda semana temos dezenas de pessoas atendidas de norte a sul do Estado, nos grandes hospitais e nos menores, por meio da descentralização dos atendimentos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

A moradora de Xambioá, a Maria da Conceição dos Santos, foi contemplada com uma cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e contou sobre a agilidade que as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), deram, diante do seu diagnóstico. “Iniciei meu tratamento em 2022, quando fui diagnosticada com nódulos nos seios, mas graças a Deus fui abençoada e com apenas 15 dias na fila de espera por uma cirurgia já me chamaram”.

Relato bem parecido com a da Maria do Socorro dos Santos, moradora de Araguaína que teve seu procedimento eletivo realizado na cidade de Arapoema. “Há um ano e meio eu caí e quebrei a clavícula e desde então estava vivendo com dor. Graças a Deus consegui essa cirurgia em Arapoema, que me atendeu com uma equipe maravilhosa. Quero deixar meu muito obrigada a todos”. A unidade hospitalar mencionada pela paciente realizou no mês de maio, 65 cirurgias eletivas, sendo 22 na área ginecologia, 35 em cirurgia geral e 08 ortopédicas.

“Graças a Deus, esse mutirão está sendo de excelência, porque muitas mães não têm condições de fazer a cirurgia e através do Governo do Tocantins eles estão dando a oportunidade e eu só tenho a agradecer. Meu muito obrigada”, comentou a moradora de Augustinópolis, Aldenir Morais, também em maio, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Para os profissionais, o incentivo do Governo do Estado, por meio do Opera Tocantins é visto com bons olhos. “Podemos contemplar hoje de forma digna, pacientes que há anos sofriam com amigdalites recorrentes e obstrução nasal crônica, o que prejudicava por completo a sua saúde respiratória e sua qualidade de vida”, comentou o médico otorrinolaringologista, Carlos Vinícios, servidor no HRAUG.

Cirurgias eletivas

As cirurgias eletivas são procedimentos para restabelecer a saúde e o bem-estar do indivíduo, mas que não se enquadram como urgência e emergência médica. Costumam ser programadas de acordo com a capacidade do serviço público e necessidade do paciente.

De outubro de 2021 a maio de 2023, o Governo do Tocantins já atendeu 18.256 pessoas, que aguardavam por uma cirurgia, na fila da Central Estadual de Regulação. Destas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021, 10.704 em 2022 e 6.376 em 2023.