Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Laila Mariana Salvador

Foi realizada nesta sexta-feira, 16, a plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 no Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso. O evento contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; governador Wanderlei Barbosa e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cares. O objetivo do encontro foi incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA Participativo 2024-2027.

Durante a plenária, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou armamentos e viaturas para a Polícia do Tocantins. E disse que o Governo Federal, ao longo do ano, fará entrega de mais equipamentos e um helicóptero para a Segurança Pública do Tocantins. “Além de armamentos letais, não letais e equipamentos, estou trazendo 22 viaturas que estão ali fora e estão sendo entregues ao governador. Essas viaturas são do programa chamado Pronasci”, disse o ministro.

Foto: Adilvan Nogueira 

Flávio Dino também falou sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública, que tem projetos sendo realizados em parceria com o Governo Estadual no valor de R$ 90 milhões e prometeu a construção de três núcleos da Casa da Mulher Brasileira no Estado, sendo uma delas em Palmas.

Infraestrutura Estadual

Foto: Antônio Gonçalves 

O governador Wanderlei Barbosa apontou como prioridades obras de infraestrutura nas BR-010, que liga o Tocantins ao Pará, e na BR-235, que liga o Estado ao Maranhão. “Apontamos várias propostas nas mais diversas áreas, como a educação. Na área da infraestrutura rodoviária, apontamos a BR-010; a BR-235, que parte de Pedro Afonso ligando ao Maranhão, a TransJalapão, além da ponte da integração, que liga Filadélfia a Carolina, no Maranhão", disse o governador.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou sobre a importância do Tocantins para o Brasil. “O Tocantins tem a maior plantação de arroz de área alagável elevada do mundo. Olha a importância do Tocantins para o Brasil! Nós sabemos, o governo do presidente Lula sabe da importância do interior do Brasil e não vai deixar o Tocantins pra trás”, destacou a ministra.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reafirmou o posicionamento do Governo Federal na realização das audiências públicas pelo Brasil, ressaltando a importância das pontes de diálogos entre a população e o poder público. "A determinação do presidente Lula é que façamos a abertura dos canais de participação do povo, que possam nos ajudar a construir projetos para resolver os problemas do povo brasileiro", pontuou o ministro.

Reforma Agrária

No evento, o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Antonio Marcos, cobrou atenção do Governo Federal sobre a Reforma Agrária e ainda falou sobre a falta de diálogo com o Governo do Tocantins. “Só vai existir Governança Fundiária se ela tiver aliada ao combate à pobreza e desigualdade. E pra isso, o que nós queremos chamar atenção, é que aqui tem um componente, uma ação importante que precisa da atenção do Governo Federal que é a Reforma Agrária, mas é a Reforma Agrária que garante terra para os trabalhadores que não tem o acesso à terra, nas propriedades que não estão cumprindo a sua função social. E ninguém é invasor aqui. O Governo Federal precisa cumprir o papel constitucional de fazer a Reforma Agrária nas terras que não cumprem a função social, disse o representante do MST.

Segundo o líder do MST, o Tocantins passa por "muita dificuldade de diálogo" com o govenador Wanderlei Barbosa. "Muita dificuldade de diálogo também com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amelio Cayres. E nós queremos dizer que o governo Lula está mostrando outra forma de fazer governo, com a participação popular, com diálogo com os movimentos populares”, apontou Antonio Marcos.