Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

A Assembleia Legislativa do Tocantins é o foco do Hemocentro nas doações de sangue nesta segunda-feira, 19. A Unidade Móvel do órgão realiza coleta de sangue, em frente à sede desta Casa de Leis, das 8 às 18 horas. O objetivo é atrair novos voluntários entre servidores, deputados e visitantes.

Uma das finalidades é facilitar a doação de voluntários que trabalham ou visitam o Parlamento e atrair apoiadores da campanha de doação de sangue.

O deputado Professor Júnior Geo é um dos apoiadores e trabalha junto com sua equipe na mobilização de doadores, convidando familiares e amigos de funcionários da Aleto a participarem da coleta de sangue, como doador voluntário.

Vital

Como lembra uma campanha do Ministério da Saúde, o sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais, e seu suprimento, porém, só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias.