Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Hiago Muniz

Foto: Hiago Muniz

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) está fortalecendo a segurança cibernética do Estado, por meio de aquisição e implantação do Firewall NGFW (Next Generation Firewall), uma solução avançada de segurança de última geração que oferece uma série de benefícios e garante a proteção dos dados, preservando a confidencialidade e a integridade das informações sensíveis. A implantação está prevista para ser iniciada a partir desta sexta-feira, 14.

A medida estratégica visa aprimorar a proteção das informações governamentais contra as ameaças virtuais, e abrange toda a infraestrutura de rede dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Governo do Tocantins, incluindo dispositivos físicos e virtuais, conexões de rede e aplicativos e dados em trânsito, garantindo ampla cobertura.

O NGFW é uma solução avançada de segurança e oferece recursos adicionais de proteção e eficácia aos sistemas. Atuando como um “escudo”, o Firewall bloqueia acessos não autorizados, filtra tráfegos maliciosos e identifica possíveis ameaças na preservação e integridade das informações públicas. Além disso, contribui para a conformidade regulatória da gestão, atendendo às normas de segurança de dados.

Hiram Gomes, superintendente de Infraestrutura de TI, destaca que a implantação do Firewall reforça a segurança cibernética no Governo. “A implantação da solução oferece uma proteção ampla e integral para a infraestrutura de rede do estado, tendo como premissa proporcionar uma camada de segurança robusta e integrada. Isso aumenta a visibilidade e o controle sobre a rede, garantindo a segurança e a integridade dos dados e informações. Com essa implementação, a ATI reforça o seu compromisso com a segurança cibernética e garante a proteção da rede contra riscos, assegurando a continuidade dos serviços essenciais oferecidos aos cidadãos”, afirma.

A consolidação de várias funções de segurança em um único ponto simplifica a organização e traz mais praticidade operacional, facilitando a coordenação e garante a prontidão das medidas de segurança em toda a infraestrutura de rede. (Ascom/ATI)