Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação TJ/TO

Foto: Divulgação TJ/TO

A data oficial ainda não está agendada, mas os preparativos para o primeiro Casamento Comunitário de Luzimangues já movimentam a comunidade do distrito portuense, numa ação do Poder Judiciário sob o comando do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Nacional.

O terceiro evento dessa natureza, realizado pelo Cejusc-Porto, já está com inscrições abertas para o “sim” dos futuros noivos e noivas que acontecerá no Centro de Referência da Assistência (Cras) Alecrim. Outros dois casamentos ocorreram em Silvanópolis e Monte do Carmo.

“O Judiciário está levando cidadania e dignidade aos moradores de Luzimangues”, frisou o juiz Ciro Rosa, alertando sobre os documentos que os noivos devem levar para saírem oficialmente casados da cerimônia - RG, CPF, Certidão de Nascimento e qualquer documento provando que a pessoa more no distrito.

Casamento Gratuito

“O casamento será feito de forma gratuita. Não haverá custos com Cartório”, reforça o juiz Ciro Rosa ao informar sobre o convênio feito com a Diretoria do Foro de Porto Nacional com o Cartório de Registro Civil. Pessoas em estado vulnerável (hipossuficientes) podem se dirigir ao Foro-Cartório no Cras Alecrim, onde assinará a documentação de forma gratuita, inclusive já com a certidão de casamento oficial.

“Beneficia também o casal que já vive em união estável, com filhos, visto que vai ser tudo custeado pelo Estado”, ressalta o juiz.

O endereço do CRAS Santino Dias de Alecrim, em Luzimangues: Avenida 11, Lt. 01, nº 0. (TJ/TO)