Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Na busca de construir uma cidade mais inclusiva e moderna, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), realizará a 3ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que discutirá soluções para o transporte público da Capital em dois momentos. 

O primeiro momento, nesta quinta-feira, 3, das 14 às 18 horas, no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), e o segundo, no sábado, 5, das 14 às 18 horas, no auditório do Resolve Palmas, em Taquaralto.

Além disso, a reunião temática tem como objetivo apresentar o prognóstico (Fase III do plano), que é o resultado sistematizado para os cenários futuros simulados e a proposta de rede do transporte coletivo de Palmas. 

Na próxima etapa, com base nas pesquisas elaboradas, no diagnóstico realizado e neste prognóstico serão detalhadas as propostas necessárias para a mobilidade atual e para que Palmas possa ser preparada para o futuro.

Entenda

O PlanMob é um instrumento de planejamento que, por meio de estudos técnicos e participação social, estabelecerá diretrizes, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos dez anos. Contemplando vários aspectos como: o transporte público coletivo, o deslocamento a pé e por bicicleta, as cargas urbanas, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, os estacionamentos públicos e privados, a circulação e a segurança viária, além da integração entre os diferentes modos de deslocamento.

A execução dos trabalhos acontece em quatro etapas sucessivas:

Fase I -  Plano de trabalho e Nivelamento Institucional;

Fase II - Diagnóstico;

Fase III -  Prognóstico (atual);

Fase IV - Formulação e Aprovação do Plano de Mobilidade Urbana.

Ao término de cada fase são realizadas as respectivas audiências públicas, além da 5ª Audiência Pública para consolidação do plano, com apresentação da minuta do Projeto de Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas. (Secom Palmas)