Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

A entrega de novos equipamentos, modernização dos centros cirúrgicos, incentivo financeiro para as equipes multiprofissionais e hospitais abastecidos de medicamentos e insumos tem dado resultado positivo na realização de cirurgias eletivas ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins. Correspondente a mais de 60% dos atendimentos (principalmente urgências e emergências) das unidades de grande porte, como Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Regional de Araguaína (HRA), a referida especialidade teve 306 pacientes atendidos em todo o 2022 e já conta com 292 cirurgiados até julho de 2023, um aumento de 64% na média mensal de produção.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana, “este crescimento é resultado do empenho das equipes e do suporte que temos do governador Wanderlei Barbosa, que nos permite equipar os hospitais e manter os abastecimentos além da rotina, com a aquisição de próteses específicas e o incentivo financeiro para as equipes”.

O suporte mencionado pelo gestor é elencado também pelo coordenador do serviço de ortopedia do HGP, Ronaldo Rego Rodrigues. “Temos tido uma rotatividade melhor dos pacientes dentro da unidade, com a chegada de materiais necessários para os procedimentos eletivos. Com isso reduzimos de uma média de 120 pacientes internados, por dia, no ano passado, para 65 pacientes/dia, uma queda significativa de 45%, além de atender os pacientes que encontram-se em casa aguardando por cirurgias eletivas. Voltamos a fazer mutirões e isso é graças ao suporte da gestão”.

Um dos pacientes atendidos foi Romeu Takahagassi, que foi acolhido no HGP. “O atendimento foi muito bom, louvo a Deus por tudo que foi feito dentro do hospital. Os profissionais extremamente atenciosos e competentes, a estrutura e equipamentos de ponta. Meu esposo teve um atendimento melhor que rede particular e eu só tenho a agradecer”, afirmou Patrícia Takahagassi.

Assim como Patrícia, Lucivânia Pereira de Arruda tem uma história positiva para contar sobre a acolhida ao filho Ryan Phillipy. “Meu filho foi muito bem atendido. Ele faz acompanhamento pelo SUS desde pequenino e agora fez a cirurgia que precisava e não tenho o que reclamar. Graças a Deus e aos profissionais, ele está em casa e nem dor sente”, afirmou.

Além das cirurgias realizadas nos hospitais geridos pela SES-TO, os pacientes também são atendidos em hospitais privados, contratualizados pela Pasta, em Palmas, Araguaína e Porto Nacional. “Recentemente passamos a fazer cirurgias eletivas ortopédicas também no Hospital Regional de Guaraí, que tem dado um suporte e vazão aos pacientes que aguardavam em fila do Hospital Regional de Araguaína. Esta descentralização tem agilizado o atendimento”, finalizou Afonso Piva.