Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Libânia Ferreira

Foto: Libânia Ferreira

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) aprovaram o apoio aos projetos de pesquisa sobre sementes e de pesquisa da qualidade da água do Lago, na sexta-feira, 11, durante a 41ª Reunião Ordinária realizada, em Brejinho de Nazaré. 

Junto com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins são parceiros do Governo do Estado na execução de ações voltadas para a boa gestão das águas, mas tem autonomia para deliberar questões de interesse local voltadas para preservação de suas respectivas bacias. 

Na reunião do CBHLP também esteve em pauta definições sobre a participação no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas - Encob 2023, que neste ano tem como tema central “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento” e será realizado de 21 a 25 de agosto, na cidade de Natal/RN, de forma presencial e online.

O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo ressaltou que, “os Comitês de Bacias têm sua autonomia, portanto é importante que eles busquem parcerias, convênios, cooperações técnicas, inclusive com instituições científica, pois são um braço da gestão de recursos hídricos no Estado. O lago de Palmas possui diversos usos e as pesquisas vão produzir dados que poderão ilustrar a situação e auxiliar a gestão do recurso natural dessa bacia”, avaliou.

“A coleta de sementes é nosso braço executivo dos CRAD’s [Centros de Recuperação de Áreas Degradadas], que aqui na Capital conta com o CBH do Lago de Palmas e nesse ano, partiu na frente, com bastante sementes coletadas, um dos resultados da integração dos Comitês, instituições acadêmicas e prefeituras municipais. Todo ano temos o Encontro Nacional, onde os Comitês do Tocantins apresentam importantes projetos e são discutidas pautas para um intercâmbio de experiências”, concluiu o diretor Aldo Azevedo.

A vice-presidente do CBHLP, Libânia Ferreira, que representou o presidente Marcelo Grison nesta plenária, disse que os membros consideram as pesquisas importantes e necessárias para o Comitê.    

Libânia Ferreira contou que “ambos os projetos necessitam de um aporte grande, mas o Comitê aprovou e se dispôs a ajudar na busca de parcerias que possam somar os recursos e viabilizar a execução. Iniciamos as tratativas sobre a participação no Encob e consideramos necessário um novo encontro para ampliarmos a avaliação do Plano de Comunicação”, concluiu.

No encerramento, os membros do Comitê fizeram encaminhamento do Cronograma e Resultados da Coleta de Sementes, além de informações sobre visitas técnicas.

A engenheira Agrônoma, técnica da Diretoria de Recursos Hídricos da Semarh, Gorett Braga acompanha as expedições de coleta de sementes na Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, que no período de 10 de julho a 10 de agosto somou cerca de 50 mil sementes coletadas e que foram entregues ao viveiro do CRAD de Palmas, localizado na Unitins, campus Agrotins.

Espécies do Cerrado

Gorete Braga destacou que foram identificadas sementes de aproximadamente 60 espécies do cerrado, como embiruçu, sucupira preta, sucupira amarela, sucupira branca, puçá amarelo, araticum, pau pereira do cerrado, além de quatro espécies de jatobá, cajuzinho anão, cajuí, ipê verde, ipê roxo, ipê amarelo, pau d'arco, mangaba, jacarandá mimoso, barbatimão, fava d'anta, vinhático, mirindiba, entre outros.

Após a plenária, os participantes da reunião realizaram duas visitas de campo; a primeira na Praia Ecológica, às margens do Rio Crixás e a segunda às margens do Rio Tocantins, para visualizar as condições ambientais desses cursos hídricos.