Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário do Turismo, Hercy Filho, participa da eleição do novo vice-presidente do Fórum Estadual do Turismo

Secretário do Turismo, Hercy Filho, participa da eleição do novo vice-presidente do Fórum Estadual do Turismo Foto: Adiel Ponte

Foto: Adiel Ponte Secretário do Turismo, Hercy Filho, participa da eleição do novo vice-presidente do Fórum Estadual do Turismo Secretário do Turismo, Hercy Filho, participa da eleição do novo vice-presidente do Fórum Estadual do Turismo

Membros do Fórum Permanente de Turismo do Estado do Tocantins (Foestur) participaram, nesta quinta-feira, 24, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), em Palmas, da 86ª reunião do Fórum Estadual do Turismo Foestur. Na pauta principal, foi realizada a eleição do novo vice-presidente da entidade para um mandato de dois anos, Rodolfo Ferreira, que representa a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) no Tocantins. A abertura do evento foi comandada pelo secretário do Turismo, secretário Hercy Filho, que também exerce o cargo de presidente do Foestur. Os trabalhos do colegiado são organizados pela secretária executiva do Foestur, Graziela Cortez.

Durante o encontro, foi apresentado, por meio da Secretaria do Turismo, um balanço das ações, investimento e apoio do Governo do Tocantins para realização da programação da temporada de praia 2023.  Na oportunidade, a superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro, também apresentou os resultados do projeto Cama e Café, que visa qualificar a comunidade das cidades com vocação turística para oferta de hospedagens alternativas, como forma de gerar renda extra para as famílias.

Foto: Adiel Ponte

O encontro serviu ainda para apresentar relatórios das participações em eventos, como Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), Festa da Rapadura, Cavalhadas de Taguatinga, Romarias, e a Festa da Colheita do Capim Dourado, que acontecerá de 15 a 17 de setembro na região do Jalapão, além dos preparativos para a celebração dos 35 anos de criação do Estado do Tocantins, que ocorre em 05 de outubro.

A estrutura da 50ª ABAV Expo, que ocorre entre os dias 27 a 29 de setembro de 2023, no estado do Rio de Janeiro, também foi apresentada aos membros do colegiado, ressaltando que o estande será a maior estrutura já levada pelo Tocantins.

Na oportunidade, o presidente do Fórum, Hercy Filho, aproveitou o momento para apresentar ao colegiado uma importante vitória para o turismo tocantinense, a lei federal n° 14.658 a que institui o Estado do Tocantins como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológica, Rural de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultura, Religioso e Gastronomia. "Esse é um momento de grande importância para o nosso Estado. Essa iniciativa inovadora é um importante passo para o turismo tocantinense, dando a ele visibilidade para que esse setor possa gerar mais renda para a nossa economia.” afirmou.

Foestur

O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.

Participantes

Estiveram presentes os membros do Foestur: Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet); Agência de Turismo de Palmas (AGTUR); Caixa Econômica Federal; Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR); Fórum Regional das Serras Gerais; Fórum Regional dos Encantos do Jalapão e Fórum Regional de Lagos e Praias do Cantão, Fórum Regional das Serras e Lago