Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PF/TO

Foto: Divulgação PF/TO

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 29, a Operação Vículos Simulados, cujo objetivo é desarticular grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários.

Na oportunidade, foram cumpridos cinco mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína/TO e Parauapebas/PA, expedidos pela 1ª vara da Justiça Federal.

De acordo com a investigação, a PF identificou que a organização criminosa atuava cooptando mulheres que foram mães recentemente, convencendo-as a fornecerem documentos pessoais para possibilitar a obtenção indevida de salário-maternidade. Uma vez em posse dos documentos enviados pelas supostas beneficiárias, os envolvidos inseriam dados trabalhistas falsos. Posteriormente, o benefício de salário-maternidade era requerido junto ao INSS. Ao receber o benefício, as mulheres repassavam para a organização criminosa metade do valor recebido indevidamente.

Durante a investigação criminal a PF contou com a cooperação institucional do Ministério da Previdência Social.

Além de cessar a atividade criminosa e angariar mais elementos de informação que robusteçam o Inquérito Policial, a ação de hoje também tem por objetivos individualizar as condutas dos suspeitos de envolvimento na empreitada criminosa e recuperar bens e valores obtidos pelo grupo criminoso como produto e proveito dos ilícitos cometidos.

Os indiciados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário majorado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 12 (doze) anos de prisão. De acordo com levantamento do Ministério da Previdência Social, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar ultrapassar R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). (PF/TO)