Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação JBS

Foto: Divulgação JBS

A JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Tocantins movimentaram, em 2020, o equivalente a 1,49% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribuíram para a geração de 3,66% dos empregos do Estado. Os números foram calculados a partir de informações que constam de levantamento inédito produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) via Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (Nereus) sobre a mensuração da importância socioeconômica das atividades relacionadas à Companhia.

No patamar nacional, em 2020, os pesquisadores chegaram a uma participação de 1,79% da JBS no PIB e a uma contribuição de 2,48% para a geração de postos de trabalho. Esses números foram ainda maiores em 2021: 2,10% no PIB e 2,73% na criação de vagas. “O desempenho no Tocantins, com empregos acima da média nacional em 2020, se explica pela importância da produção de proteína na economia do Estado”, afirma Fernando Meller, diretor de Gente e Gestão da JBS Brasil.

Para chegar aos números da JBS em relação a esses indicadores, o estudo da Fipe considerou o efeito inicial (a partir das próprias unidades), o efeito direto (relacionamento com fornecedores diretos de insumos), o efeito indireto (impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos) e o efeito renda (indução da atividade econômica).

A JBS conta com unidades de produção em mais de 130 municípios, o que contribui para a geração de riqueza no interior do País, analisa o estudo, coordenado por Eduardo Amaral Haddad e Carlos Roberto Azzoni e que se estendeu por todo o ano de 2022. A equipe conta ainda com os pesquisadores Ademir Rocha, André Squarize Chagas, Fernando Salgueiro Perobelli, Inácio Fernandes de Araújo, Leonardo Merlini e Pedro Acioly. O trabalho concluiu que o benefício das atividades da JBS se estende a cidades vizinhas, pelo efeito nos empregos e salários. “A JBS induz ganhos de produtividade nos municípios em que está e leva ao crescimento da atividade econômica em todas as regiões em que atua”, complementa o estudo.

Por meio de informações públicas e privadas, foi possível chegar ao tamanho da cadeia de produção de todas as atividades ligadas à Companhia e determinar a importância de cada grupo de atividades por meio da análise de modelagem de insumo-produto, técnica que procura mapear a economia como uma série de setores interligados. Entraram no cálculo produção, capital, consumo das famílias, exportações, insumos, trabalho e terra, entre outros fatores. Foram analisados 67 setores e 127 produtos.

“Para nós, que como empresa completamos 70 anos agora em 2023, esse estudo é de extrema importância, pela evidência que ele apresenta de como a indústria de alimentos é positiva para o País. Gera muitos empregos diretos e indiretos, além de ter uma cadeia longa de fornecedores e clientes, estimulando uma grande porção da economia. Com muita satisfação nós vemos nossas contribuições para o estado”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.