Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 45ª Delegacia de Colméia, promoveu nesta quarta-feira, 6, a incineração de 94,62 quilos de pasta base de cocaína, naquela cidade. O entorpecente havia sido apreendido durante ação da Polícia Militar, realizada no último dia 10 de agosto, na rodovia TO-336, entre as cidades de Colmeia e Guaraí. 

O procedimento, que foi coordenado pelo delegado João Luís Jucá, titular da 45ª DP, e devidamente autorizado pelo Poder Judiciário, ocorreu em uma cerâmica de Guaraí e contou com as presenças de integrantes da Vigilância Sanitária Municipal de Saúde, do Ministério Público Estadual (MPE), além de grande efetivo da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí. 

Ao comentar sobre a incineração da substância entorpecente, o delegado João Luís frisou que se trata de um procedimento que é previsto na Lei 11.343/06 (Lei de Drogas), e de suma importância, visto que a carga apreendida poderia chegar às mãos de traficantes e na sequência ser transformada em porções de cocaína e crack, que seriam distribuídos na cidade de Balsas/MA.

“A ação realizada nesta quarta-feira está em consonância com a legislação vigente e teve por objetivo destruir quase 100 kg de entorpecentes, avaliados em cerca de R$ 10 milhões e que com a apreensão feita pela Polícia Militar e, a consequente destruição feita hoje, não mais chegarão às mãos de usuários e pequenos traficantes do Estado vizinho do Maranhão”, pontuou. 

Apreensão

No último dia 10 de agosto, a Polícia Militar, por meio da patrulha rural, tentou abordar o condutor da camionete Mitsubishi, modelo L200, que transportava 81 tabletes de pasta base de cocaína, escondidos em pneus dentro do veículo. Na oportunidade, o traficante ignorou a ordem de parada e empreendeu fuga, pela TO-336, até descer do veículo e embrenhar em uma área de mata, onde atirou contra os policiais e acabou sendo morto durante a troca de tiros.