Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/MPTO

Foto: Divulgação/MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), realizou entre os dias 12 e 14 de setembro oficinas para gestores, técnicos e servidores de diversos municípios a respeito do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

Em Guaraí, no dia 12, foram dadas orientações a respeito da elaboração ou revisão dos planos municipais e de gravimetria (o estudo gravimétrico consiste em conhecer o perfil dos resíduos gerados, avaliando a geração qualitativa e quantitativa dos materiais, possibilitando uma gestão mais adequada e racional do que é descartado pela população). Estiveram presentes representantes de Juarina, Itaporã e Tabocão.

No dia 13, a gravimetria foi realizada em Guaraí. E no dia 14, em Juarina e Itaporã.

As atividades contaram com a participação dos promotores de Justiça Fernando Antonio Sena Soares e Milton Quintana, que atuam em Guaraí.

Milton afirmou que atividades como as que ocorreram nessas cidades, são fundamentais para despertar na população e nos gestores municipais a consciência ambiental e a necessidade de tomar medidas urgentes para preservar o solo e os mananciais. “A oficina foi muito importante para tirar dúvidas e fornecer detalhes técnicos de gerenciamento e de como destinar corretamente os resíduos produzidos por uma sociedade de consumo”, disse.

Para Fernando, as oficinas são importantes porque as equipes e os gestores são devidamente orientados a promover ações baseadas nas realidades locais. “O objetivo final é a proteção ambiental e despertar a consciência, em todos, de que a responsabilidade com o meio ambiente é de toda a sociedade”, disse Sena.

Cronograma

As próximas gravimetrias ocorrerão nos dias 26 de setembro, em Presidente Kennedy, no dia 27, em Colméia, e no dia 28, em Tabocão. (MP/TO)

 Gestores, técnicos e servidores dos municípios participaram das oficinas (Foto: Divulgação/MPTO)