A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), inicia nesta segunda-feira, 2, a Operação Especial Criança Segura em Palmas, com a visita a estabelecimentos comerciais para averiguar se as mercadorias ofertadas para comercialização estão em conformidade com a legislação vigente.
A ação acontece até a próxima quarta-feira, 4 de outubro, com a verificação dos seguintes produtos: brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços infantis, carrinhos para crianças e cadeiras de alimentação.
A presidente da Agência, Grazielly Oliveira, destaca que a operação é uma ação visada na segurança para o consumidor. “O brinquedo falso pode vir a machucar ou intoxicar a criança e, até mesmo, pegar fogo durante o uso. A ação visa, também, proteger a sociedade de riscos de acidentes desnecessários. É sempre bom destacar que brinquedos têm regulamentação própria e que devem sempre atender à legislação vigente”, reforça a gestora.
Brinquedos são produtos certificados pelo Inmetro
Como mercadorias certificadas pelo Inmetro, os brinquedos devem conter o Selo de Avaliação de Conformidade Inmetro, que deve estar sempre visível na embalagem do produto.
O selo é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. “O Selo Inmetro assegura que o produto foi avaliado, testado e está em condições seguras de ser comercializado”, reforça a presidente da pasta.
Além do Selo, é fundamental que o consumidor observe a faixa etária do brinquedo.