Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol-Con) e o Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins – SinpolL-TO, realizam de 5 a 7 de outubro, em Palmas, o XVIII Confeipol-Con, com o tema, “A quem interessa um Policial Civil doente: Desafios Institucionais e Classistas de uma Polícia que pede Socorro.”  

O evento terá início quinta, 5, às 17h com credenciamento seguido de cerimônia de abertura no auditório do Sinpol-TO, na 1002 Sul, com a presença confirmada da senadora Professora Dorinha e do deputado federal por Alagoas, Fábio Costa, relator do Projeto de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil. Na sexta, 6, também no auditório, o evento contará com palestras e no sábado, 7, haverá programação externa para os participantes.  

O congresso abordará o importante e sensível tema do assédio moral e sexual nas unidades policiais e nas próprias rotinas laborais destes profissionais, destacando os efeitos nocivos na saúde e bem-estar dos policiais civis e os caminhos a serem traçados, seja nas reinvindicações junto os poderes constituídos ou mesmo no aperfeiçoamento das rotinas sindicais para o atendimento destas demandas.  

A expectativa das entidades é que lideranças sindicais de vários estados compareçam ao Tocantins para prestigiar o evento e somem-se aos esforços do combate ao assédio dentro da Polícia Civil.  

“Recentemente vivenciamos tragédias na vida de policiais civis e suas famílias por conta dos efeitos devastadores do assédio em sua saúde física, emocional e psicológica. Iniciamos a Campanha 'Quem Assedia Não tem Moral' e com as discussões de nosso Congresso queremos colaborar com mudanças mais substanciais para que estejamos preparados para atuar no apoio a nossos representados que clamam silenciosamente por ajuda”, destacou a presidente da Feipol-Con, Marcilene Lucena.

O XVIII Confeipol-Con terá ainda a participação de autoridades e políticos do Tocantins e de outras partes do país que atualizarão os Policiais Civis tocantinenses sobre as relevantes pautas da categoria que tramitam no Congresso Nacional.  

“Na verdade, nosso objetivo é promover conteúdos direcionados para o aperfeiçoamento de nossas ações sindicais, mas, também, atualizar nossa categoria sobre as pautas nacionais e destacar a importância da atuação do Sinpol-TO e da Feipol-Con em todas as demandas de interesse dos Policiais Civis que tramitam no Executivo Federal e Congresso Nacional. Além dos temas afetos ao congresso, falaremos, também, da Lei Orgânica Nacional, Novo Decreto sobre armas de fogo, Fundo Nacional de Segurança Pública e muitos outros”, explicou o presidente do Sinpol-TO, Ubiratan Rebello.  

Além das personalidades políticas e lideranças sindicais que se farão presente, o XVIII Confeipol-Con é um evento especialmente realizado para os Policiais Civis da base, que serão brindados com excelente conteúdo, ministrados por palestrantes qualificados e ainda poderão contribuir com todos os debates que serão desenvolvidos durante as palestras ministradas.  

“Estamos dedicados, mobilizados e entusiasmados para realizar um grande evento, com a convicção que o sucesso que esperamos será potencializado com a participação de nossos representados”, finalizou Marcilene.

Programação do XVIII Confeipol-Con

Quinta, 5 – Sede do Sinpol-TO
17h – Credenciamento
18h30 – Abertura
18h45 – Composição da mesa  
Convidados especiais: Senadora Dorinha (TO) e Deputado Federal Fábio Costa (AL)

Tema: Pautas da Segurança no Congresso Nacional  

Sexta, 6 – Sede do Sinpol-TO

9h - Palestra: O novo decreto de armas e sua repercussão aos Policiais Civis
Palestrante: Cláudio Abel Wohlfahrt

10h – Palestra: Respeito, Reconhecimento e Valorização: Disparidades de uma Polícia Desequilibrada, Antagônica e Politicamente Fragilizada

Palestrante: Itamir Alisson Neves de Lima

11h30 – Perguntas e debate

12h – Almoço  

14h – Palestra: O Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho policial -Avaliação de Cenários, Diagnósticos e Combate - Lançamento da Cartilha “Quem Assedia não tem Moral”.  

Palestrante: Beatriz Cruz da Silva

16h - Palestra: Criando um ambiente saudável: Os desafios do movimento sindical em prol do Bem-Estar dos Policiais Civis Brasileiros

Palestrante:  Eufrásia Campos Mourão  

17h15 - Perguntas e debate

Sábado, 7 – Atividade externa.