Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome, com comida e alimentação adequada, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/TO) em parceria com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Caisan/TO) e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Tocantins. A VI Conferência tem como tema "Comida de Verdade, Democracia e Equidade", e acontece nessa quinta-feira, 26, das 19h às 21h30, e sexta-feira, 27, das 7h30 às 17h, no auditório da Unopar, na quadra 202 sul, ACSU SE 20, AV NS 02, Lt 14, em Palmas.

O secretário da Setas e presidente da Caisan/TO, Jonis Calaça, destaca que a conferência estadual traz informações referentes às questões da fome, pobreza e Segurança Alimentar nos municípios, possibilitando a partir desses dados uma atuação do estado nos pontos mais fragilizados. “São informações que possibilitam ao Estado se antecipar nas ações de prevenção e no atendimento às populações mais vulneráveis, garantindo que todos tenham alimentação saudável”, ressaltou.

Até o momento, 66 municípios realizaram suas conferências municipais, e nessa primeira etapa foram eleitos 53 delegados governamentais e 124 representantes da sociedade civil, para participarem dessa etapa estadual.

VI Conferência Estadual 

A secretária executiva da Caisan/TO, Régina Mercês Aires, disse que a proposta é discutir as ações que vão combater a fome e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “na ocasião discutiremos o financiamento da política de Segurança Alimentar e Nutricional, o cofinanciamento; a instituição de um Fundo municipal, estadual e nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e acreditamos que com o fortalecimento do Sisan, mais municípios farão sua adesão ao Sistema”, ressaltou.

Para o evento foram convidados 139 gestores municipais de Assistência Social ou de Agricultura, onde está vinculado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

A coordenadora geral de Apoio à Gestão do SISAN e representante do MDS/SESAN, Gismalia Luiza Passos Trabuco, fará a palestra magna, com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”A etapa nacional acontece no período de11 a 14 de dezembro, em Brasília/DF.

CAISAN

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional.

CONSEA

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins é um órgão de caráter permanente, consultivo e deliberativo, de assessoramento imediato ao Governador do Estado, e vinculado a Setas. Tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao direito à alimentação e nutrição, da população que não dispõe de meios para prover as necessidades básicas alimentares.