Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

O procurador de Justiça Marcos Luciano Bignotti foi reconduzido nessa segunda-feira, 23, ao cargo de ouvidor do Ministério Público do Tocantins (MPTO) por mais dois anos. A cerimônia de posse foi realizada durante a tarde em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, destacou a importância da Ouvidoria para a instituição. “É o principal canal de comunicação com o Ministério Público e sempre faço questão de lembrar que a construção de uma boa imagem da instituição está muito atrelada ao bom atendimento e ao retorno que a Ouvidoria dá ao cidadão, à sociedade. Parabenizo o senhor pelo bom trabalho executado até o momento e desejo-lhe sorte neste novo mandato”, afirmou Casaroti.

Em seu discurso, Bignotti agradeceu o empenho da atual gestão nos projetos idealizados pela Ouvidoria. “Neste primeiro mandato pudemos, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, implementar diversas melhorias que buscam aproximar ainda mais o cidadão e ampliar os canais de acesso ao Ministério Público. É pela Ouvidoria que recebemos as sugestões, as críticas, as denúncias, as reclamações. Agradeço a confiança de todos aqui e espero exercer mais um profícuo mandato”, disse o procurador.

O procurador de Justiça Marco Antonio Alves Bezerra falou em nome do Colégio de Procuradores: “A Ouvidoria é a porta de entrada do Ministério Público e vem ganhando muita importância nos últimos anos. É por onde recebemos os elogios, as críticas e conseguimos obter a resposta do cidadão sobre a nossa atuação. Em seu primeiro mandato como ouvidor, pudemos acompanhar vários avanços e esperamos que o senhor continue exercendo esse excelente trabalho”.

O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato, afirmou que o papel das Ouvidorias nas instituições e nos órgãos públicos é de extrema importância para promover mudanças internas e de atendimento ao público.

“Nossa Ouvidoria vem ganhando muita força nos últimos anos. Gostaria de parabenizá-lo pela continuidade do bom trabalho que já vinha sendo executado [pelos ouvidores que o antecederam] e desejar sucesso neste novo mandato”, afirmou Pedro Evandro.

Currículo

Bignotti tomou posse no cargo de promotor de Justiça em julho de 1990, tendo atuado nas comarcas de Paranã, Filadélfia, Arraias, Araguaína e Palmas. Em 2020, foi promovido ao cargo de 5º procurador de Justiça, ocasião em que também ocupou a função de subprocurador-geral de Justiça. Atuou ainda como ouvidor do MPTO, no biênio 2021/2023. Agora, assume um novo mandato (2023/2025).