Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Gurupi, iniciou neste mês de outubro, um cronograma de visitas técnicas para atualização de dados do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD – SUAS). A ação atende uma determinação do Governo Federal cuja finalidade é atualizar e regularizar os registros unipessoais e promover a busca ativa, prioritariamente das famílias mais vulneráveis.

Em Gurupi, 1376 famílias estão inscritas no CadÚnico e recebem benefícios. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, explica que a ação é essencial para que o município cumpra as medidas e orientações publicadas na Portaria MDS nº 871, de 29 de março de 2023, que regulamenta ações do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas).

“O Cadastro Único é importante para coordenar a rede de proteção social e integrar iniciativas em todo o país, identificando as características, necessidades e potencialidades das famílias mais vulneráveis. Então esta iniciativa tem como propósito a regularização das famílias que não estão cumprindo as condicionalidades e, como resultado, estão perdendo os benefícios a que têm direito”, enfatizou.

A coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família de Gurupi, Daiane Silvina, ressaltou que o município tem até o mês de dezembro para realizar a busca ativa e atualizar os dados. “Contamos com a colaboração das famílias nesse trabalho, repassando para nós informações corretas e sem omissões, pois, é fundamental para o fortalecer o atendimento dos programas sociais em nossas cidades”.

Segundo o Governo Federal, há um volume significativo de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único tem permitido que pessoas de uma mesma família recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população não conseguem acessar programas sociais.

O Procad-Suas, também visa fomentar o atendimento dos públicos prioritários na busca ativa do programa e outros Grupos Populacionais Tradicionais Específicos – GPTE, presentes no território municipal com perfil de elegibilidade para os programas sociais, mas ainda não se cadastrou por algum motivo específico.