Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Coronel Andreya de Fátima Bueno faz parte do efetivo do Corpo de Bombeiros desde 2006

Coronel Andreya de Fátima Bueno faz parte do efetivo do Corpo de Bombeiros desde 2006 Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo Coronel Andreya de Fátima Bueno faz parte do efetivo do Corpo de Bombeiros desde 2006 Coronel Andreya de Fátima Bueno faz parte do efetivo do Corpo de Bombeiros desde 2006

O governador Wanderlei Barbosa nomeou nessa quarta-feira, 1º de novembro, a coronel Andreya de Fátima Bueno como Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Coronel Andreya Bueno é a primeira mulher a assumir esse cargo na CBMTO e a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, no Decreto.

“Hoje é um dia histórico para o Tocantins. Estou orgulhoso de anunciar a nomeação da primeira mulher como Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros do nosso Estado. É um passo importante para o reconhecimento do talento e competência das mulheres em posições de liderança. Tenho certeza de que a coronel Andreya desempenhará um papel de excelência no Corpo de Bombeiros. Parabéns a ela e a todos os bombeiros pelo trabalho excepcional que realizam diariamente”, frisou o governador Wanderlei Barbosa

“Estou muito grata pelo reconhecimento, ser nomeada pelo nosso governador Wanderlei Barbosa me dá a certeza de estar no caminho certo, mas, ainda, teremos muito trabalho pela frente. O CBMTO é uma corporação sólida, formada por homens e mulheres que dedicam suas vidas à missão de salvar vidas e sinto muito orgulho em poder representá-los no comando desta instituição”, ressaltou a chefe do Estado-Maior, coronel Andreya Bueno. 

Perfil Militar

A chefe de Estado-Maior, Andreya de Fatima Bueno, é formada em Biomedicina pela Universidade Federal do Tocantins. Foi a primeira mulher a ingressar no Curso de Formação de Oficiais Combatentes do Tocantins do CBMTO; possui Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Emergências; alcançou o posto de Tenente Coronel Bombeiro Combatente em 2019; se tornou Comandante de Batalhão do CBMTO também em 2019. Foi a primeira mulher a se tornar coronel dos bombeiros em abril de 2023.

Coronel Andreya de Fátima Bueno faz parte do efetivo desde 2006, quando o CBMTO foi emancipado da Polícia Militar e passou a ser oficialmente uma corporação independente e autônoma. No CBMTO, assumiu as funções de Comandante Operacional, Comandante de Gestão de Pessoas e Comandante de Correição e Disciplina (Corregedora).