Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), neste mês de novembro, participa da campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, principalmente, em relação ao câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a neoplasia é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, estima-se que mais 71 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no triênio de 2023 a 2025. 

Outro dado, desta vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra que a expectativa de vida dos homens é menor que a das mulheres, cerca de sete anos em todas as faixas etárias. Um dos motivos é justamente a falta de cuidados que os homens possuem com a saúde, visto que, somente três a cada dez possuem o hábito de ir ao médico. 

Em 2009, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Seu propósito é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Dr. Marco Túlio Cintra, presidente da SBGG, a política pública é um grande avanço para a prevenção primária de doenças, não só do câncer de próstata.“Os homens geralmente só procuram atendimento médico quando os sintomas da doença estão avançados”. 

Isto posto, o presidente da SBGG também aponta que uma das principais causas dessa falta de cuidado masculino com a saúde são desencadeadas por fatores culturais. “Os idosos atuais foram educados, desde pequenos, com alguns estereótipos, como o que diz que o homem deve ser forte, que não pode parar suas atividades por qualquer problema de saúde, que não pode demonstrar fraqueza. Por vergonha, receio, orgulho ou desconhecimento, os homens não costumam frequentar os consultórios”.

Por fim, ele esclarece com qual periodicidade os homens idosos devem realizar as consultas médicas preventivas: “O ideal é que eles façam a avaliação periódica de saúde anualmente. Quanto ao câncer de próstata, especialmente quando há histórico familiar da doença e o paciente for da raça negra, deve-se considerar o exame anual a partir dos 45 anos. Só com o diagnóstico precoce é que conseguiremos diminuir um pouco essa diferença de quase dez anos na expectativa de vida entre homens e mulheres”. 

A SBGG ressalta a importância da conscientização, do cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce, para que cada caso seja analisado individualmente, considerando a jornada de cada paciente. Deste modo, ao cuidar da saúde, os homens podem aumentar suas chances de vida e de qualidade de vida. (RS Press)