Economia

Foto: Divulgação

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Se pararmos para pensar no mundo competitivo dos negócios, aumentar as vendas é um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos empreendedores. Para isso, entender seus clientes é o primeiro passo para aumentar as vendas de um negócio.

Segundo um estudo da Harvard Business Review, empresas que segmentam corretamente o seu mercado conseguem um aumento de até 20% nas vendas. De acordo com um segundo relatório, desta vez do Statista, 70% das empresas bem-sucedidas usam dados demográficos para segmentar seus clientes, o que resulta em campanhas de marketing mais eficazes.

Para ajudar a entender melhor sobre o assunto, conversamos com Francisca Jaqueline Vieira, uma especialista renomada em estratégias de vendas, a qual nos passou insights valiosos sobre como impulsionar seu empreendimento e alcançar o sucesso de vendas. De acordo com ela, o marketing digital é uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes e fidelizar os atuais. “Segundo estudos, os consumidores preferem conhecer novos produtos através de conteúdos online. Eles podem utilizar as redes sociais, o e-mail marketing, e o SEO, por exemplo, para atrair mais clientes”.

Sobre o assunto, Jaqueline ainda nos apresentou alguns dados. De acordo com a Global Web Index, 54% dos usuários de redes sociais usam essas plataformas para pesquisar produtos e empresas que utilizam SEO de maneira eficaz têm 2,8 vezes mais chances de obter um ROI (Retorno sobre Investimento) positivo em suas campanhas de marketing.

A expert, que é especialista em construção de relacionamentos e treinamentos de equipes de vendas, diz que melhorar a experiência do cliente em todas as etapas da jornada é crucial. “As empresas que focam na experiência do cliente registram um crescimento de 1,5 vezes maior do que as que não priorizam esse aspecto. Por isso, investir no treinamento da sua equipe de vendas também se torna primordial, já que uma equipe bem treinada pode aumentar as taxas de conversão em até 25%. Na minha opinião, é extremamente importante realizar treinamentos contínuos e buscar sempre pela adoção de novas técnicas de vendas”, acrescenta Jaqueline.

Promoções e ofertas também são importantes para o aumento de vendas? 

Jaqueline, que já liderou diversas iniciativas estratégicas de vendas e aproveitou a sua experiência em vendas para garantir contratos de alto valor, alcançando uma expansão significativa de território em diferentes empresas pela qual já trabalhou, afirma que sim, as promoções e ofertas bem elaboradas podem estimular as vendas, especialmente em períodos em que o movimento é menor.

De acordo com a Nielsen, promoções eficazes podem aumentar as vendas em até 30% durante o período promocional. Segundo um estudo da RetailMeNot, 80% dos consumidores afirmam que economizar dinheiro é um dos fatores mais importantes na hora da decisão de compra. “Uma estratégia de promoção eficaz pode resultar em um aumento de vendas significativas durante campanhas específicas, por isso, se bem realizada, é sim uma bela alternativa para os empreendedores," comenta a especialista.

Treinamento de equipes para impulsionar o negócio

Jaqueline possui mais de 16 anos de experiência quando o assunto é gerenciamento de vendas e equipes de vendas. Ela, que já atuou em cargos como Gerente Nacional de Vendas no GR Group (G R Construtora e Incorporadora) e Gerente Geral de Vendas na Conserv Produtos Ltda & Nogueira Tecnologia Ltda, sempre se destacou no trabalho de gestão de equipes e apresentações de vendas, melhorando a produtividade da equipe e a reputação da empresa como um todo. De acordo com a expert, investir no treinamento da equipe de vendas é fundamental para o sucesso.

“Funcionários que recebem treinamento contínuo são 50% mais propensos a permanecer na empresa. Quando uma empresa investe no desenvolvimento de seus colaboradores, ela melhora suas habilidades e competências, e demonstra um compromisso com o crescimento e o sucesso pessoal de cada um. Esse investimento é capaz de gerar um sentimento de valorização e lealdade, fazendo com que os funcionários se sintam mais engajados e propensos a permanecer na empresa a longo prazo”, completa Jaqueline.

Segundo ela, esses treinamentos podem colaborar em outros aspectos, como desenvolvimento de carreira, adaptação às mudanças, aumento da produtividade e redução de custos. “A alta rotatividade de funcionários pode ser extremamente cara. Por isso, investir em treinamento contínuo é uma maneira eficaz de reduzir esses custos, mantendo os funcionários satisfeitos e leais à empresa em que atuam”, acrescenta.

Monitoramento e análise de resultados na área de vendas É essencial monitorar e analisar resultados de todas as estratégias de vendas realizadas pelas empresas. Com uma análise detalhada das ações, é possível identificar se as estratégias colocadas em prática estão funcionando ou precisam ser ajustadas.

“O mercado está em constante mudança, por isso monitorar os resultados em tempo real permite que as empresas consigam se adaptar de forma rápida a novas tendências e comportamentos dos consumidores. Quando uma equipe consegue entender o que funciona e o que não funciona, fica muito mais fácil direcionar os recursos, tanto financeiros quanto humanos, para o que realmente vai trazer algum retorno”, disse Jaqueline, profissional formada em Administração e Gestão de Empresas.

Para comprovar esta afirmação, a especialista nos apresentou mais um dado sobre o assunto. De acordo com a McKinsey & Company, empresas que utilizam análises de dados para tomar decisões estratégicas têm 23 vezes mais chances de adquirir novos clientes e seis vezes mais chances de reter os atuais.

Sobre isso, Jaqueline complementa: “Basear as decisões em dados concretos e análises detalhadas aumenta a precisão das ações futuras. Isso reduz o risco de decisões equivocadas e potencializa o sucesso das iniciativas de vendas”.

Visão final da especialista

Pensando em todos os aspectos que foram citados durante a matéria, Jaqueline, em sua consideração final, expõe que é essencial que todos os empreendedores estejam sempre buscando maneiras de aprimorar suas estratégias de vendas.

“É muito importante lembrar que o sucesso de vendas não acontece de uma hora para outra. É preciso trabalhar muito, ser proativo, experimentar diversas abordagens e estar sempre pronto às mudanças do mercado. E lembre-se, o aprendizado nunca pode parar. Sempre é necessário aprender algo diferente, buscar conhecimento e aprimoramento, seja em vendas, ou qualquer outra área”, finaliza a especialista.