Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a banca contratada para realizar o próximo concurso para servidor do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

O concurso oferecerá 54 vagas, distribuídas entre cargos de nível superior (analista ministerial especializado) e nível médio (técnico ministerial e técnico ministerial especializado), bem como formará cadastro de reserva. Os salários chegam a R$ 10.056,33.

Para nível superior, serão disponibilizadas vagas nas áreas de análise de sistemas, administração de banco de dados, administração de infraestrutura de tecnologia da informação, administração e segurança de redes, assistência social, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, ciências contábeis, engenharia civil, jornalismo, letras, medicina, odontologia, pedagogia e psicologia.

Para nível médio, na função de técnico ministerial especializado, serão disponibilizadas vagas para técnico em contabilidade, técnico em eletricidade, técnico em informática, fotografia e técnico em telecomunicações.

Ainda para nível médio, na função de técnico ministerial, haverá vagas para assistente administrativo.

Necessidade

Os cargos a serem preenchidos e a quantidade de vagas disponíveis foram definidos por uma comissão, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, conforme análise das demandas e de aspectos relacionados à responsabilidade fiscal e financeira.

Para o Luciano Casaroti, a implementação nos quadros do MPTO faz-se necessária em razão  do aumento da demanda, que entre os anos de 2021 e 2022, superou a marca de mais de 500 mil movimentações só na esfera judicial. “Essa é a quantificação do trabalho que o MPTO desenvolve em favor do cumprimento das leis, ao promover a defesa dos interesses da sociedade e dos direitos indisponíveis ao cidadão”

Experiência anterior

Este é o segundo concurso público anunciado pelo MPTO em menos de dois anos, sendo o último realizado em 2022, destinado ao preenchimento do cargo de promotor de Justiça. O Cebraspe foi também a banca organizadora deste concurso, cujas seis etapas ocorreram dentro do prazo estabelecido no edital, sem intercorrências. (MPTO)