Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Cinthia Abreu/DPE-TO

Foto: Cinthia Abreu/DPE-TO

Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Paulo Freire, localizada na região Norte de Palmas, estiveram presentes na palestra “Família e Conflitos: Quando os Pais se Separam”, realizada nessa quinta-feira, 29, por meio projeto Defensoria nas Escolas. Uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), através da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), a ação levou dinâmicas e muito bate-papo como forma de despertar nos estudantes um olhar atento sobre as relações e conflitos familiares.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, psicóloga Dayelly Borges Nascimento, com apoio técnico do servidor da Esdep Sandro Gonçalves Lima. Na ocasião, Dayelly Nascimento falou sobre a os conflitos familiares. Ela abordou ainda sobre a importância do respeito à diversidade, os conceitos de divórcio e separação, a importância do diálogo, o fortalecimento dos vínculos familiares e a cultura de paz na família, dentre outros temas.

“A família na sociedade contemporânea é diversa e já não se define mais só pelos laços de sangue. O que é mais importante são os laços de vida, baseados em amor, carinho, respeito, confiança, solidariedade e compromisso”, explicou a Psicóloga.

A atividade foi realizada para estudantes do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire.

O Projeto

O “Defensoria Pública nas Escolas”, que teve início em meados de 2018, tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania por meio de ações informativas e educativas, o que coopera com o processo de construção do conhecimento comunitário.

Os conteúdos explanados nas palestras objetivam instruir os participantes a partir da promoção de debates que contemplam os eixos norteadores cidadania e ética; direito; saúde; violência e paz; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.

O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Esdep em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed). (DPE/TO)