Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um mutirão para diminuir a demanda por cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi pedido com urgência pelo deputado estadual Marcus Marcelo (PL), entre as demandas apresentadas nas últimas sessões da Assembleia Legislativa do Tocantins. De acordo com o parlamentar, a ala desses atendimentos de urgência e emergência concentra 60% das demandas da unidade.

“Tenho conversado com muitas pessoas da cidade de Araguaína, a gente sabe que é complexa a discussão da saúde, mas eu entendo para que a gente possa amenizar e tem que ter um empenho de juntar todos nós para que possa fazer esse mutirão e diminuir aquela demanda, principalmente ortopédica”, citou o deputado.

Marcus Marcelo exemplificou os prejuízos causados tanto aos pacientes quanto aos familiares. “Eu entendo que um paciente que fica às vezes de 30 a 60 dias esperando por uma cirurgia tem um custo alto para o paciente e para os cofres públicos”, argumentou o deputado durante a apresentação da pauta.

Esperando há 15 dias

O filho da merendeira Neuza de Jesus Moura, de 42 anos, morador da região de Palmeirante, sofreu um acidente de moto há quinze dias. O jovem de 26 anos é um dos pacientes que esperam por uma cirurgia na ala ortopédica do HRA.

“Se a cirurgia não acontecer no prazo pode ter uma complicação, foram três dias seguidos que ele deu febre e o médico falou que a cirurgia seria semana passada, mas tem muitas pessoas esperando por uma cirurgia aqui”, relatou Neuza.

Humanização urgente

Na proposta do mutirão, o deputado mencionou a necessidade da humanização dos processos de saúde. “É necessária a humanização no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde”.

O pedido de urgência foi aprovado em sessão ordinária e agora segue para envio ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário de Saúde do Estado, Carlos Felinto Júnior.