Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Antes de existirem as subseções, o Coren-TO viajava por todo o Tocantins de carro, saíndo de Palmas.

Antes de existirem as subseções, o Coren-TO viajava por todo o Tocantins de carro, saíndo de Palmas. Foto: Ascom Coren/TO

Foto: Ascom Coren/TO Antes de existirem as subseções, o Coren-TO viajava por todo o Tocantins de carro, saíndo de Palmas. Antes de existirem as subseções, o Coren-TO viajava por todo o Tocantins de carro, saíndo de Palmas.

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) está completando 30 anos de sua criação em 2023. Para celebrar essa data, a instituição realizará uma cerimônia no dia 6 de dezembro, a partir das 8 horas, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas. A programação inclui homenagens a gestores e profissionais que ajudaram a construir e fortalecer a Enfermagem no Tocantins.

Fundado em 1993, o Coren-TO desempenha um papel fundamental na fiscalização e regulamentação do exercício profissional, assegurando padrões de cuidados em saúde à população tocantinense. Ao longo dessas três décadas, o Coren-TO enfrentou diversos desafios, como a emancipação do Coren Goiás, a estruturação física da instituição, passando por questões regulatórias até a busca incessante por melhores condições de trabalho para os profissionais.

A enfermeira Marleide Aguiar ajudou na implantação do Coren-TO e fez parte da primeira gestão. Ela fala dos passos iniciais e recorda que era um desafio morar e até se descolar em Palmas. “Você podia ter carro, mas o posto de gasolina só tinha em Taquaralto. A gente fez a mudança e a mudança foi muito bem-vinda. Hoje o Coren está avançado e bem estruturado”, disse a profissional.

A atual presidente do Coren-TO, Luana Ribeiro, destaca os avanços e os esforços da gestão para promover a educação continuada. "Criamos o Coren Mais Perto de Você e o Coren Capacita. Todos os serviços que são oferecidos aqui a gente leva para os municípios, principalmente os mais distantes”, afirmou

A servidora Nelian Nunes atua no Coren-TO há 28 anos. Ela participou de praticamente todas as fases do Conselho e ressalta seu compromisso e o sentimento de pertencimento ao longo de todos esses anos. "Tenho muito orgulho de fazer parte do Conselho, de toda essa história e dessa construção”.

Ao completar 30 anos, o Coren-TO comemora uma história marcada por superações e conquistas. A instituição reafirma o seu compromisso com a excelência na Enfermagem e com a consolidação de um sistema de saúde humanizado e de qualidade.