Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Servidores do Creas em distribuição de marmitex, mini panetones e refrigerantes a pessoas em situação de rua.

Servidores do Creas em distribuição de marmitex, mini panetones e refrigerantes a pessoas em situação de rua. Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Servidores do Creas em distribuição de marmitex, mini panetones e refrigerantes a pessoas em situação de rua. Servidores do Creas em distribuição de marmitex, mini panetones e refrigerantes a pessoas em situação de rua.

Durante todo o ano de 2022, a ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) contemplaram cerca de 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, até dezembro, o órgão mais que dobrou sua abrangência e realizou 2.500 atendimentos, um aumento de 150% em menos de um ano.

O Creas é especializado no acolhimento de famílias que tiveram os seus direitos violados ou que sofreram violências, abusos e discriminação, e ainda presta apoio e assistência para pessoas com deficiência, em situação de rua e dentre outros casos.

Dia de Cinema

No último dia 14, o período da manhã foi bastante lúdico para um grupo de jovens entre 10 a 16 anos. Eles participaram do projeto Dia de Cinema e assistiram a um filme de ficção científica em uma sala disponibilizada pelo SESC. Antes da sessão, foi oferecido um café da manhã e bombons.

Depois da sessão, itens e serviços oferecidos por meio das parcerias com a iniciativa privada possibilitaram o sorteio de vales salão de beleza, roupas e perfumes para os jovens.  As ações fazem parte do Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que tem como objetivo elevar a autoestima dos jovens em vulnerabilidade social e ainda proporcionar entretenimento e interação.

“Não falamos dos traumas, o objetivo do Creas é fazer um trabalho focado na superação por meio de atividades lúdicas, orientações e escutas ativas. Também ensinamos para eles sobre os direitos que possuem e como ter acesso. Assim, por meio dessa confiança e diálogo que estabelecemos, temos presenciado muitas crianças e adolescentes seguindo a vida com menos sofrimento”, informou a coordenadora do Creas, Maria do Socorro de Araújo.

Acolhimento que faz a diferença

A estudante J.B, de 14 anos, é atendida pela unidade há um ano e fez parte do grupo que participou do Dia de Cinema. Ela diz que gostou muito da experiência, desde a convivência com os profissionais até o desenvolvimento pessoal que ela conquistou.

“O que eu mais gosto aqui é o carinho que eles sentem por nós, o prazer de estar nos ajudando e nos escutar. Antes eu não falava para ninguém o que eu sentia e eles me ajudaram a desenvolver isso”, contou a adolescente.

M.E.S, de 12 anos, começou a ser atendida pelo Creas na data do Projeto Dia de Cinema e disse que já sabe o que quer a partir dos atendimentos recebidos do órgão. “Espero que eu possa melhorar a convivência com a minha família e outras questões pessoais”, desabafou a adolescente.

Projeto Natal na Rua

Ainda no dia 14, no final da tarde, pelo terceiro ano seguido, os servidores do Creas distribuíram marmitex, mini panetones e refrigerantes às pessoas em situação de rua dentro do Projeto Natal na Rua. Dentre os locais visitados estavam a Praça das Nações, das Bandeiras, Feirinha, Rodoviária e outras regiões.

“Anualmente, elaboramos diversos projetos, além da busca ativa e acompanhamento. Com a proximidade do Natal, muitos estão longe da família e passam necessidades por viverem em situação de rua ou dependência química. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer mais acolhimento e dignidade para eles”, explicou a assistente social do Creas, Ruth Pereira.

Como acessar os serviços

Atualmente, o Creas está localizado na Rua dos Maçons, nº 54, no Centro. Os atendimentos são feitos por meio de encaminhamentos do Sistema de Garantias de Direitos, busca ativa ou de forma espontânea por contato telefônico ou presencial. A unidade funciona de segunda à sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.