Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã.

Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã. Foto: Higor Batista Recrie/Semed Tocantínia

Foto: Higor Batista Recrie/Semed Tocantínia Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã. Cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã.

Emoção e representatividade marcaram a colação de grau da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – polo de Tocantínia, primeiro polo voltado para a educação de pessoas idosas indígenas do Brasil. A formatura dos 28 anciãos do povo Xerente foi realizada nessa quinta-feira, 21, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã, em Tocantínia.

Após dois anos de formação, os anciãos das aldeias Funil, Rio Verde, Salto, Saltinho, Porteira e Recanto Krite, receberam o grau de "Educador Político Social do Envelhecimento Humano". No município são três polos: um na zona urbana, um no Assentamento Água Fria II e o outro na aldeia, que são fruto da parceria com a prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria de Educação.

Em seu discurso, o coordenador da UMA, doutor Luiz Sinésio Neto, que também estava representando o senador Eduardo Gomes, disse que o sentimento era de gratidão. “Nós da Universidade da Maturidade estamos gratos por termos vivenciado, ensinado e aprendido com o povo Xerente. A universidade tem o compromisso com a justiça social e o dever de produzir conhecimentos e ações que possam reduzir as desigualdades, que é o que estamos fazendo nesta noite”, afirmou.

O senhor Augusto Xerente, um dos formandos, estava muito emocionado pela conquista. “Poder celebrar esse momento com meus filhos e netos é muito emocionante. Esses anos com os professores foram de aprendizado e troca de conhecimento. Espero que mais anciãos tenha a oportunidade de viver tudo isso que estou vivendo”.

Na oportunidade, a UMA recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Tocantínia pela implantação do polo no município e por ter conquistado o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023.

Presenças

A cerimônia contou com a presença da coordenadora da UMA, doutora Neila Barbosa Osório; vice-prefeito de Tocantínia, João Alberto Machado; secretário Municipal de Educação de Tocantínia, André Ribeiro de Goveia; prefeita de Miracema Camila Fernandes, representando a senadora Professora Dorinha; secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Silva Werreria; Presidente da Câmara de Vereadores de Tocantínia, Sérgio Caldeira; coordenador Técnico Local da Funai, Marcos Simawê Xerente; superintendente Regional de Educação de Miracema, Jore Carlos, representando o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.