Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda

Lizarda do Tocantins realizou nesta quarta-feira, 10, a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares da cidade (eleitos para o biênio 2024-2027). O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Suelene Lustosa, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Hegles Priscila Borges Lopes, além de outras lideranças. 

A eleição para conselheiro tutelar aconteceu no dia 1° de outubro de 2023 no qual concorreram para as cincos vagas e suplência o total de dez candidatos, os quais seis tomaram posse, sendo cinco titulares e um suplente. 

Os conselheiros participaram recentemente de capacitação, oportunidade em que puderam esclarecer dúvidas e aprender o ofício de lutar pela garantia e defesa de direitos.

A presidente do CMDCA, Hegles Priscila Borges Lopes, ressaltou em seu discurso a importância dos conselheiros tutelares para que os direitos da criança e do adolescente sejam assegurados e respeitados. 

A prefeita Suelene Lustosa, por sua vez, assegurou total contribuição e parceria entre a gestão e o Conselho Tutelar para que haja um trabalho digno e eficiente. "Assumimos o compromisso de cooperar com o trabalho dos conselheiros para que as nossas crianças e adolescentes possam ter com quem contar. O Conselho Tutelar normalmente é o primeiro órgão a ser acionado em caso de violência dessa faixa etária e os profissionais devem saber lidar com o mais diversos tipos de denúncias. É preciso estar preparado e buscamos promover essa capacitação, tornando os novos conselheiros da nossa cidade aptos para a missão de zelar e proteger. Eles têm a árdua tarefa de zelar, orientar, encaminhar e tomar as providências necessárias", analisa a gestora. 

Conselheiros

Tomaram posse os conselheiros titulares Maria Ires Barreira de Carvalho, Girlene Moreira de Sousa, Naêgila Lima Glória Araújo, Raniel Pugas Barbosa e Raimundo Luís Cordeiro de Sousa, além do 1° suplente Manoel Pires Silva Filho. Também estiveram presentes na cerimônia os demais conselheiros que ficaram na suplência, os quais receberam certificado. "Caso haja necessidade, os suplentes também serão empossados para o trabalho", confirma Hegles. 

(Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

  (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)

  (Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)