Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lança nessa terça-feira, 5, às 19h, no prédio da instituição, no Câmpus Palmas, o Grupo de Apoio "Dor e Luto", uma iniciativa destinada a oferecer suporte e orientação para lidar com várias formas de perda e luto.

O objetivo do grupo é promover um processo de luto saudável e adaptativo, oferecendo um ambiente onde as pessoas possam expressar suas emoções livremente e receber apoio mútuo entre os participantes.

A coordenadora da UMA, doutora Neila Osório, destaca que o grupo foi desenvolvido para fornecer um espaço seguro e acolhedor. “Será um espaço para indivíduos que estão enfrentando diferentes tipos de perdas, incluindo, mas não se limitando a mortes de filhos, cônjuges e pais, descobertas relacionadas à sexualidade de filhos e questões envolvendo drogas, separações, mudanças de cidade e perdas de animais de estimação, por exemplo”.

O grupo foi cuidadosamente criado por profissionais especializados que reconhecem a importância de abordar questões sensíveis, como as mortes transfiguradas e físicas.  De acordo com estudos conduzidos pelos profissionais que integram o grupo, foi constatado que os lutos cristalizados podem desencadear diversas doenças mentais, destacando assim a necessidade urgente de um apoio adequado durante esses períodos delicados.

Funcionamento

O grupo é aberto para toda a comunidade, e os encontros serão quinzenais, sempre às 19h, no prédio da UMA, Câmpus Palmas da UFT.