Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins, Dr. Luiz Sinésio Neto, apresentou nesta quinta-feira, 16, em Lisboa, Portugal, a tecnologia social da UMA na abertura do VII Congresso Internacional sobre Envelhecimento. O evento, realizado pela Associação Nacional de Gerontologia Social (Anges), prossegue até o dia 17 de maio.

Além de apresentar a UMA, Neto também ministrou a palestra "A arte de envelhecer: criatividade e perspectiva positiva da velhice". “Mostrei os projetos de pesquisa e extensão que desenvolvemos sobre o tema e ressaltei a tecnologia social da UMA como um ambiente de criatividade e mudança de vida positiva no envelhecer. Fiquei feliz com os aplausos e as emoções manifestadas pela plateia”.

A agenda do coordenador em Portugal teve início na terça-feira, 14, com reuniões voltadas para estreitar e estabelecer novas parcerias com instituições que trabalham com o envelhecimento no País.

Em janeiro deste ano, a coordenadora da UMA, Drª. Neila Osório, e o assessor de projetos, Fernando Nunes, também estiveram em Portugal. Durante a visita, foram estabelecidas parcerias com o Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto – Porto4Ageing; a Associação Internacional de Universidades da Terceira Idade (IAUTA); Anges; o Laboratório de Envelhecimento de Ílhavo e a Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis), que homenageou a UMA com a medalha de honra ao mérito.

“Nos 18 anos da UMA, tomamos a decisão de intensificar a internacionalização da instituição, com o objetivo de firmar termos de cooperação técnica focados na transferência mútua de tecnologia. Já temos parcerias com Portugal, França e Espanha, especialmente na Europa”, finalizou Neto.