Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos) participou nesta terça-feira, 5, juntamente com um grupo de nove deputados estaduais, do lançamento do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe Digital), promovido pelo Governo do Tocantins. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso.

Durante o lançamento, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez a entrega simbólica de 14 mil notebooks para profissionais da educação da rede estadual de ensino, que totalizaram um investimento de pouco mais de R$ 49,7 milhões.

Na ocasião, Amélio Cayres destacou o empenho da Assembleia, por meio do trabalho coordenado com os demais deputados estaduais, em contribuir para o desenvolvimento da educação no Tocantins, na aprovação de leis e acompanhamento da execução de programas, como o Profe Digital seus diversos eixos.

O presidente da Assembleia também aproveitou o momento para requerer apoio do secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, quanto ao reconhecimento dos secretários escolares. “A valorização do cargo de secretário de escola é necessária porque é um dos profissionais que mais trabalha na Unidade e, às vezes, recebe como administrativo, mas muitos são professores ou com uma formação técnica desenvolvida e precisam ter o cargo e remuneração adequadas. A Assembleia Legislativa é parceira e estamos prontos para aprovar essa Lei”, frisou.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a necessidade de investir em tecnologia. “Nós estamos fazendo a modernização de todo o sistema público para facilitar a forma com que as pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo Estado. Estamos, ainda, qualificando os nossos profissionais da educação. Hoje, sabemos que o mundo é integrado, a internet é a rede de comunicação mais utilizada e não podemos ficar de fora”, disse. 

Participaram da solenidade os deputados estaduais Marcus Marcelo (PL), Gutierres Torquato (PDT), Junior Geo (Podemos), Vanda Monteiro (UB), Claudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso (Republicanos), Wiston Gomes (PSD), Luciano Oliveira (PSD) e Léo Barbosa (Republicanos), além dos deputados da bancada federal Ricardo Ayres (Republicanos) e Alexandre Guimarães (Republicanos). (ALTO)