Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Jordana Capristano O secretário Marcelo Lelis destaca a importância do uso racional da água e sua sustentabilidade O secretário Marcelo Lelis destaca a importância do uso racional da água e sua sustentabilidade

O Governo do Tocantins realizou nessa terça-feira, 12, o primeiro Dia de Campo do projeto Plantando Água do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Estado (CRAD), realizado no município de Ananás, na 14ª Semana Estadual da Água do Estado, que se estende sua programação até 22 de março, Dia Mundial da Água.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHLC) e parceiros, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ananás, desempenharam a sensibilização prática sobre a importância da água e do uso sustentável desse recurso natural.

Nesse Dia de Campo foram recebidos mais de 200 alunos das escolas estadual e municipal de Ananás, que junto com o prefeito do município, secretários de Meio Ambiente do Estado e dos municípios e representantes das demais instituições, colocaram a mão na terra para realizar o plantio simbólico de mudas de espécies nativas do Cerrado durante a atividade prática de sensibilização em uma Área de Proteção Permanente (APP) do município.

O secretário Marcelo Lelis enfatizou que, “o plantio simbólico das mudas com os alunos através do projeto Plantando Água têm o objetivo exclusivo de promover a sensibilização dos nossos jovens sobre a importância da água e do seu uso sustentável, a partir da idade escolar, na Semana Estadual da Água. Essa ação com os estudantes, marca o início do plantio que será realizado de fato por profissionais contratados pelo Governo do Estado, através da Semarh, para plantar 100 mil mudas produzidas no CRAD de Araguatins e que vai contribuir com a recuperação de 360 ha de matas ciliares de rios em APPs e nascentes”.

O prefeito de Ananás, Valdemar Nepomoceno, destacou a satisfação do município em receber o primeiro Dia de Campo do projeto Plantando Água, em parceria com o Governo do Estado e à iniciativa da Semarh, “esse é um projeto que transforma, fará a diferença na sensibilização dos nossos estudantes, por isso afirmo nosso apoio e parabenizo a participação das nossas escolas, em especial dos nossos alunos nesta celebração da Semana Estadual da Água, bem como dos representantes dos diversos segmentos e agradeço a presença expressiva dos secretários do Meio Ambiente dos municípios, presentes aqui para prestigiar esse encontro”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de Ananás, Moisés Coelho, reafirmou a parceria com o Estado, o apoio ao CBHLC, aos parceiros. O secretário frisou que, “o nosso município tem mostrado sua força crescente, com nosso empenho no apoio à proposta de sensibilização sobre a importância das águas através do Plantando Água, reforçamos o compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável e a busca de benefício para todos”.

O representante das escolas estadual e municipal de Ananás, conhecido como professor Augusto, aplaudido de forma carinhosa pelos alunos, na oportunidade, apontou a importância do projeto para as questões dos recursos hídricos e para a resiliência climática. O professor Augusto falou ainda do interesse das escolas do município e lançou um convite de parceria em projetos que possam agregar aprendizado aos alunos nas escolas e atender demandas dos municípios.  

O presidente do CBHLC, Mário Roberto Rocha, expressou emocionado, a satisfação de trabalhar com os jovens, elogiou o apoio dos municípios do Comitê e dos parceiros, detalhou o trabalho realizado pelo Comitê e disse, “somos os primeiros a receber o Dia de Campo do projeto Plantando Água, um marco na nossa gestão junto com o Estado, os municípios, parceiros e os estudantes, com as nossas mãos na terra, literalmente plantando água com as mudas do CRAD Araguatins, para recuperação de matas ciliares e nascentes”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou o investimento em tecnologia, o trabalho dos Comitês, a participação dos segmentos e das prefeituras municipais. O diretor ressaltou a inovação do projeto com a sensibilização prática em campo e afirmou que, “o Governo une Estado e municípios na parceria, público-privado, em prol da sustentabilidade. É gratificante ver os municípios e os alunos conosco e com a Semarh, o Comitê e parceiros, no projeto que visa promover o uso racional da água e a sustentabilidade dos recursos hídricos”.

Nesse Dia Campo, também participaram da mesa de apresentação do projeto, o vice-prefeito de Ananás Idemar Furmiga, a presidente da Câmara Municipal, Elzi de Sá, os secretários de Meio Ambiente de Araguaína Joaquim Quinta Neto, de Riachinho Edivan Fernandes, de Aragominas Eilia Rodrigues, de Piraquê Odenis Coutinho, de Angico Sebastião Guimarães, os diretores do IFTO de Araguatins Cláudio Galvão, da Regional do Naturatins Araguaína Leandro Medeiros, da Fabic Nilton Elias, das associações Guardiões do Rio Lontra Ilza Bete e Comunitária de Ananás Mauro Borges, os representantes de Araguanã Patrick Rangel, da Eco Brasil Florestas Braulio Santos, da Gelnex Araguaína Renan de Assis, além da presença dos vereadores Zé Lu Barbosa e Ronaldo.

Plantando Água

 Foto: Jordana Capristano

O projeto Plantando Água do Centro de Referência de Áreas Degradadas do Estado do Tocantins - CRAD, tem o objetivo de promover a sensibilização da população em relação às questões da água e do meio ambiente, mantendo o foco na educação para gestão deste recurso natural e sua sustentabilidade.  O Dia de Campo envolve diversos segmentos em parceria com os CBHs dos Rios Lontra e Corda, do Rio Formoso, dos Rios Santo Antônio e Santa Teresa, do Rio Manuel Alves, do Lago de Palmas e do Rio Palma e dos CRADs de Araguatins, Gurupi, Natividade e Palmas.

Semana Estadual da Água

Neste ano, no período de 11 a 22 de março, a Semarh juntamente com seus parceiros, vai levar o Dia de Campo do Plantando Água a quatro municípios, além de Ananás, o projeto estará no dia  (15) Gurupi, (19) Almas e (22) Palmas. A Semana Estadual da Água no Tocantins foi instituída pelo Governo do Estado, por intermédio da Semarh, com o Decreto nº 4.008/2010, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU, no dia 22 de março de 1992, data destinada à discussão de diversos temas relacionados a este bem natural e finito, com intuito de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Parceria

O Plantando Água conta com uma Comissão Organizadora composta pela Semarh, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Lontra e Corda, dos rios Santo Antônio e Santa Teresa, do Rio Formoso, do Rio Manuel Alves, Lago de Palmas, e do Rio Palma, bem como as respectivas prefeituras municipais que os integram, além da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Tocantins (Unitins), do Colégio Agropecuário de Natividade, Instituto Espinhaço, Eco Brasil e Anglo.