Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei apresentado pela deputada estadual Claudia Lelis (PV) na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) é mais um passo para que o Tocantins cresça em direção à sustentabilidade, com a proposta de instituir a Semana do Lixo Zero. O PL tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis de gestão de resíduos entre os cidadãos. O Projeto prevê que órgãos públicos estaduais e municipais, empresas privadas, Instituições de ensino e entidades e organizações da sociedade civil promovem ações durante a semana que deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

Segundo a parlamentar, a semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países e no Brasil ela é destaque pela sua dimensão e impacto positivo que causa na sociedade, e precisamos implantar essa ideia aqui no Tocantins. “A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas para propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e não só isso, mas também a forma como encaminhamos nossos resíduos, transformando em recursos para transformação social e inovação”, afirmou a deputada. .

Conscientização ambiental

O projeto busca também encontrar soluções para reduzir o impacto negativo dos resíduos sólidos no meio ambiente, além de buscar uma oportunidade para educar a população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais, visando à preservação dos recursos naturais e à mitigação da poluição.

Além de sensibilizar os cidadãos sobre a problemática do lixo, a proposta também busca estimular a adoção de políticas públicas e medidas governamentais que promovam a gestão adequada dos resíduos sólidos. Isso inclui a ampliação da coleta seletiva, o incentivo à compostagem e o desenvolvimento de programas de educação ambiental em escolas e comunidades. 

“A Semana não apenas traz benefícios ambientais, mas também econômicos e sociais. Ao reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e promover práticas de consumo consciente, o estado pode economizar recursos financeiros e naturais. Diante dos desafios ambientais enfrentados pela sociedade atualmente, a proposta de instituir a Semana do Lixo Zero no Tocantins representa um importante passo em direção a um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações presentes e futuras. Espero que a medida seja apoiada e implementada com sucesso, contribuindo para a construção de um Estado mais consciente e comprometido com a proteção do meio ambiente”, destacou Claudia.