O Diário Oficial do Tocantins de número 6544, divulgado na noite desta sexta-feira, 5, traz exonerações, a pedido, de importantes pastas do Governo. Dentre os nomes, o de Wellington Medeiros do cargo de secretário Extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas.
Outro exonerado é Edson Mota de Oliveira do cargo de secretário Executivo da Governadoria, da Secretaria Executiva da Governadoria. Também está na lista o nome de Juarez Rigol da Silva do cargo de vice-presidente Executivo da Junta Comercial do Estado do Tocantins - Jucetins.
Terezinha Poincaré pediu exoneração do cargo de secretária Executiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Nas exonerações a pedido também consta o nome de Fraudneis Fiomare Rosa do cargo de Diretor Regional de Esportes da Secretaria dos Esportes e Juventude.
André Luís Nunes Cavalari, ex-vereador de Dianópolis, pediu exoneração do cargo de diretor geral de unidade hospitalar da Secretaria da Saúde.
Mais exonerações a pedido: Rosa Helena Ambrosio de Carvalho, conhecida por Rosa da Anjo Azul, do cargo de superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; Wemerson Alves da Silva Lima do cargo de diretor de Diversidade e Inclusão Social da Secretaria da Cidadania e Justiça; Manoel Messias Moreira de Brito do cargo de missão de diretor do Núcleo de Atendimento do Procon - Araguaína e Amaurismar Mota Sousa (ex-vereador de Palmas) do cargo de assessor especial de Assuntos Institucionais da Secretaria Executiva da Governadoria.
Diário Oficial de Palmas
A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) exonerou todo o primeiro e segundo escalões da gestão. As exonerações constam no Diário Oficial de Palmas dessa sexta-feira, 5, de número 3.437. No mesmo Diário estão os nomes dos designados para responderem interinamente e cumulativamente a partir de 6 de abril de 2024 pelas pastas. Novos titulares devem ser anunciados em breve.
Em nota, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, confirmou que as exonerações são em conformidade com o prazo de desincompatibilização para secretários e secretários-executivos.
É informado ainda que a partir de segunda-feira, 8, a prefeita Cinthia Ribeiro iniciará a recomposição da Gestão Municipal, reconduzindo aqueles que não irão disputar as eleições e anunciando novos nomes para compor a equipe.
Desincompatibilização
Os pré-candidatos tocantinenses que são magistrados ou ocupam cargos de secretários municipais/estaduais e diretores de departamentos de municípios estão atentos ao prazo para a desincompatibilização que se encerra nesse sábado, 6 de abril.
A desincompatibilização é o afastamento temporário ou definitivo de determinados cargos e funções públicas, para estar apto a concorrer nas eleições. Isso acontece para evitar que os futuros candidatos utilizem estrutura e recursos públicos a fim de obterem algum tipo de vantagem eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) fez alerta nesta sexta-feira, 5. Saiba mais. (Matéria atualizada às 10h37min de 8/4/24)