Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O Centro de Práticas Integrativas Complementares (Cepic) do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está oferecendo um espaço de acolhimento e apoio para pessoas interessadas em deixar o cigarro, através de sessões terapêuticas com o objetivo de proporcionar apoio e assistência a quem busca diminuir ou abandonar o uso do tabaco.

O Cepic/UFT fica localizado no térreo da Biblioteca do Câmpus de Palmas e desenvolve as chamadas Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). As sessões são realizadas às sextas-feiras, a partir das 14h. Os interessados podem ter mais informações e agendar atendimentos pelo telefone (63) 3229-4528. O programa de combate ao tabagismo envolve pesquisa sobre a eficácia das terapias no combate ao tabagismo. A parte prática do curso de Aperfeiçoamento de Terapeutas Holísticos está no rol do Observatório em pesquisa para as práticas das Terapias.

De acordo com a coordenadora do Cepic, professora Ana Edith Farias Lima, do colegiado do curso de Enfermagem da UFT, o objetivo é promover práticas de ensino, pesquisa e extensão, em ações colaborativas ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois os participantes têm a oportunidade de ser acompanhados por profissionais qualificados, recebendo três terapias ao longo do processo. Além da professora Ana Edith, a equipe de terapeutas conta com a presença de Maria Inacélia Temóteo de Figuerêdo, enfermeira do Hospital Geral de Palmas e Terapeuta Holística e Wigna Rodrigues, discente do curso de Enfermagem da UFT, ambas participantes do curso de Aperfeiçoamento para Terapeuta Holísticos, junto à Universidade Federal da Paraíba.

“O objetivo do programa é criar um espaço terapêutico dentro do Cepic, fortalecendo a vontade daqueles que desejam largar ou diminuir o uso do tabaco. As terapias oferecidas incluem auriculoterapia, massagem e acupuntura, buscando proporcionar apoio e escuta terapêutica aos participantes. O projeto foi desenvolvido para se tornar um programa eficaz contra o tabagismo. Se você é fumante e deseja fazer parte deste programa, entre em contato e dê o primeiro passo rumo a uma vida livre do cigarro”, convida Ana Edith.