A Hemorrede Tocantins convoca nesta segunda-feira, 22, doadores de todos os tipos sanguíneos, para realizarem a doação de sangue. O tipo sanguíneo O negativo é o que mais está em falta nos estoques das unidades de coleta do Estado do Tocantins e por isso, as pessoas com esse tipo de sangue são os principais convocados para realizar a doação, no momento.
As pessoas com sangue O negativo são doadores universais e podem doar sangue para qualquer pessoa. “Fazemos esse apelo para a população doar sangue, pois estamos com o estoque abaixo do ideal e precisamos mudar essa realidade para trazermos segurança, para não prejudicar as transfusões dos hospitais públicos e privados no Tocantins”, destaca a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.
Os homens podem doar até quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até três vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas. Entre elas, no tratamento de lesões graves e contra o câncer ou outras doenças, como a anemia falciforme, e em vários tipos de cirurgias.
Como doar?
Os interessados em doar sangue precisam estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos de idade. Também é necessário pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação. É necessário apresentar documento original com foto.