Com foco na conscientização da sociedade sobre o enfrentamento à desinformação, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu nessa segunda-feira, 22, uma ação alertando para o período eleitoral deste ano. A iniciativa ocorreu dentro de mais uma etapa do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Quilombolas, realizada na Comunidade Lajeado, em Dianópolis, no sudeste do estado.
Na oportunidade, o jornalista Cristiano Machado, assessor de comunicação do tribunal, falou sobre o assunto. Ele detalhou, aos jovens e aos pais de alunos da Escola Municipal Descoberto, o Plano de Combate e Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO voltado ao pleito municipal de outubro.
"Na dúvida, não compartilhem links e quaisquer materiais que não tenham origem ou que vocês desconfiem que não sejam verdadeiros. Há muitas maneiras de comprovar se aquilo que recebemos é verdadeiro ou não”, afirmou Cristiano Machado.
TSE e TRE-TO
O assessor falou ainda sobre o trabalho da Comissão de Enfrentamento à Desinformação (Cede), instituída pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e a designação, por meio da Portaria nº 128/2024, da desembargadora Ângela Issa Haonat, membro substituta da Corte, para presidir a Cede no Tocantins.
A comissão atuará em sintonia com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inaugurou recentemente o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. O Ciedde será responsável pela coordenação dos trabalhos no âmbito das eleições. (TRE/TO)