O Estado do Tocantins está presente no 1º Seminário Nacional de Pontões de Cultura, que teve início nessa segunda-feira, 3, e segue até a próxima quarta-feira, 5, em Brasília/DF. O artesão e músico Marcio Bello e o cantor e compositor Dorivã representam a cultura tocantinense no seminário.
O evento tem como tema neste ano A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil e acontece em celebração aos 20 anos do programa Cultura Viva.
De acordo com o artista Marcio Bello, que representa o pontão de Cultura Tambores do Tocantins da entidade ComSaúde, de Porto Nacional, o encontro não destaca apenas a importância do movimento cultural e comunitário no País, mas também reconhece o papel fundamental desempenhado pelos artistas, produtores culturais e ativistas locais na construção de uma sociedade mais inclusiva e diversificada. Já o artista Dorivã participa representando o Pontão Rede de Pontos de Cultura de Memoria Rural.
Na programação dessa segunda-feira os artistas participaram de roda de conversa com a ministra Margareth Menezes, secretária Márcia Rollemberg e Pontões de Cultura, além de debater estratégias para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura e os objetivos do Edital de Fomento à Pontões de Cultura e o papel dos pontões no contexto atual da Política Nacional Cultura.