Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Daniel dos Santos

Foto: Daniel dos Santos

O Colégio Estadual Criança Esperança, localizado em Palmas, na quadra 303 norte, recebeu a visita de seis artistas da cidade pelo projeto de graffiti "Arte e Leitura no Muro". Eles transformaram as paredes da escola através de histórias em quadrinhos, poesia e muitas tintas e cores. O lançamento oficial será na quarta-feira, 26 de junho, a partir das 8h com a presença dos estudantes e dos artistas.

Os artistas são os grafiteiros: Pablo Marquinho, Ciro, Lorenna Brandão, Ludbird, Bug e Catau. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Fundação Cultural de Palmas. O projeto pode ser acompanhado pelo perfil no instagram (@leituranomuro).

Foram duas grandes paredes pintadas na parte interna da entrada da escola. O ponto de partida para as pinturas foi a adaptação de duas poesias de Ciro para histórias em quadrinhos, como explica o coordenador do projeto, Pablo Marquinho. “O grande diferencial do projeto Arte e Leitura no Muro é adaptar a literatura em narrativas visuais, geralmente em espaços de ensino ou com grande fluxo de crianças e adolescentes. O projeto já adaptou poesias e contos de artistas tocantinenses em painéis que misturam linguagens visuais distintas, como o graffiti e a história em quadrinhos. Eu me aproprio destas linguagens para deixar tudo em uma escala maior, mais acessível e dinâmica”.

A diretora do Colégio Estadual Criança Esperança, Janaine Honorato da Silva, comemorou a transformação do ambiente para a comunidade escolar. “Esse tipo de ação pode estimular a criatividade e a imaginação dos nossos alunos, além de promover a valorização da cultura e da arte. Além disso, esse projeto pode transmitir mensagens positivas através da pintura”.

 Foto: Daniel dos Santos

Pablo também é professor, e por isso, ele diz que sempre fica realizado quando consegue executar um projeto como esse dentro de uma escola. “Sei como essas intervenções no cotidiano escolar são benéficas, e como artista, me sinto desafiado a realizar um trabalho voltado ao público infanto-juvenil”.

A professora de Língua Portuguesa, Michele Marques dos Santos, que é coordenadora da área de linguagem do Colégio Estadual Criança Esperança, reforça. “O projeto é importante, porque além de ter um impacto visual muito positivo na escola, vai deixá-la mais bonita. Os alunos terão contato com um tipo de manifestação artística, o que pode motivar aqueles que já gostam e inspirar outros”.

Michele ressalta a possibilidade dos poemas do poeta e quadrinista tocantinense Ciro inspirarem os estudantes. “Isso mostra para os alunos a importância de valorizar os talentos que temos em nosso estado e fazer com que eles acreditem que também podem produzir e se desenvolver na literatura”.

Foto: Daniel dos Santos