Polí­tica

Foto: Chico Sisto/CMP

Foto: Chico Sisto/CMP

De autoria do vereador José do Lago Folha Filho (PSDB), a Lei nº 3.091, de 1º de julho de 2024, que declara o Mirante do Limpão como Patrimônio Histórico, Turístico e Cultural de Palmas, foi sancionada pela prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan. A lei tem como objetivo reconhecer a relevância do local para moradores e visitantes da capital tocantinense, por ser um espaço de contemplação e conexão com a natureza.

Folha destacou a importância da nova lei para a valorização de mais esse recurso natural e cultural tão importante para Palmas. "O Mirante do Limpão é um lugar especial para nossa cidade, um ponto de encontro e lazer popular tanto para as pessoas que praticam caminhada, quanto para os ciclistas que utilizam suas trilhas para atividades físicas e recreativas. Com esta lei, garantimos a proteção e a valorização deste patrimônio, incentivando sua preservação para as futuras gerações", enfatizou o vereador.

Visita panorâmica e beleza natural

Localizado a 420 metros de altitude e 170 metros acima do nível da cidade, o Mirante do Limpão é um dos pontos mais apreciados para a observação do pôr do sol e do nascer do sol. Com uma vista panorâmica que abrange Palmas e a Serra do Carmo, o local é conhecido por sua beleza natural e facilidade de acesso.

Com a sanção da lei, o Mirante do Limpão passa a ser oficialmente reconhecido como um patrimônio imaterial de Palmas, destacando-se não apenas como um ponto turístico, mas também como um símbolo cultural e histórico da cidade.