Meio Ambiente

Foto: Divulgação Onça D’água

Foto: Divulgação Onça D’água

Em 2024, a Campanha Um Dia no Parque, a maior ação brasileira de valorização das Unidades de Conservação (UCs), foi realizada em diversas UCs do país, com destaque para as estaduais e municipais, com o objetivo de incentivar famílias e comunidades a conhecer e se conectar com a natureza. Sob o tema "Natureza para todas as pessoas", a iniciativa visou promover a valorização dos espaços naturais e oferecer uma oportunidade única para que o público vivenciasse experiências enriquecedoras em contato com a natureza.

No Tocantins, foram realizadas visitas e atividades no Parque Estadual do Jalapão, na Cachoeira da Velha da APA do Jalapão, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão e também nas trilhas e mirantes do Parque Estadual do Lajeado. Anteriormente, uma grande festa ocorreu em 14/07 no Parque Estadual do Cantão para celebrar os 26 anos de criação da unidade, com destaque para as atividades lúdicas e trilhas com crianças do município de Caseara-TO.

Desde 2018, a campanha Um Dia no Parque engajou mais de 300 mil pessoas. Em 2024, mais de 300 Unidades de Conservação participaram da campanha. No entanto, as atividades foram restritas às UCs estaduais e municipais devido à greve dos servidores federais dos órgãos ambientais. Este foi o primeiro ano em que todos os estados do Brasil fizeram inscrições no “Um Dia no Parque”, em Unidades de Conservação de diferentes categorias, como Parque, Refúgio de Vida Silvestre, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista, Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de uma Terra Indígena e outras áreas protegidas.

Além de colaborar fortemente com a divulgação da programação das atividades das UCs do estado para a campanha “Um dia no parque” e, de participar em 2023 das atividades do Parque Estadual do Lajeado (PEL),  a Associação Onça D’água, neste ano, não esteve em uma única UC, mas fez algo diferente entre os dias 20 e 21 de julho. Circulou por municípios na região de Serra Geral, sudeste do Tocantins, onde visitou comunidades rurais que realizam práticas produtivas sustentáveis em meio ao Cerrado aberto, com as quais desenvolve práticas de apicultura, atividade demandada recentemente pelos comunitários, e apoio para o aproveitamento de frutos nativos. 

A beleza da região, entre relevos, corredeiras, matas ciliares e veredas, é de arrancar suspiros, o que certamente explica a recente guinada da movimentação de turismo de natureza em diversos municípios. É também o polo da produção de frutos cultivados, a exemplo do côco e da banana, e principal região de extração de calcário. Nesta andança, chamou atenção a florada de ipês-amarelos e o roxo da sucupira-preta se destacando na vegetação, mas também foram avistadas queimadas e lixo às margens das estradas. 

Em cinco municípios da Serra Geral existem Unidades de Conservação, em sua maioria da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), sendo elas: RPPN Minnehaha, em Almas -TO; RPPN Aurora Natura, em Aurora-TO; RPPN Fazenda Calixto, em Dianópolis-TO e Monumento Natural Municipal da Serra de Natividade, em Natividade-TO.Os municípios de Almas e Rio da Conceição são abrangidos por parte da UC Federal Estação Ecológica Serra Geral e para o município de Paranã existe a previsão de criação do Parque Estadual Águas de Paranã (http://gesto.to.gov.br/uc/80/).

“Um dia no Parque” se consolida como uma importante “vitrine” de divulgação da importância econômica, cultural e natural das unidades de conservação, no contexto da economia local e do turismo de Natureza, mas, especialmente, é um chamado para a sociedade sobre a importância da sua responsabilidade por este instrumento da política pública ambiental que visa proteger e manter vivos os ambientes naturais que sustentam a base da vida de todos os seres. 

Sobre a Coalizão Pró-Unidades de Conservação:

O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Segundo Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia no Parque, para muitas Unidades de Conservação estaduais e municipais, a campanha de 2024 foi uma oportunidade para ter mais visibilidade e mostrar o trabalho realizado junto à comunidade local. “Quando esta comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este foi um dos nossos objetivos, que cada pessoa se tornasse protetora das Unidades de Conservação. Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, afirmou.

Sobre a Associação Onça D’água

A Associação Onça D’água de Apoio à Gestão e ao Manejo das Unidades de Conservação do Tocantins tem como objetivo apoiar e fortalecer essa política pública; promover a defesa, a preservação e conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o resgate dos valores culturais.

(Site: oncadagua.org.br  / Instagram:@aoncadagua)