Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Luiza Moraes/COB

Foto: Luiza Moraes/COB

A ginasta brasileira Rebeca Andrade brilhou nesta quinta-feira, 1° de agosto, conquistando medalha de prata no individual geral feminino da ginástica artística, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Embate histórico resultou em ouro para a norte-americana Simone Biles. A medalha de bronze ficou com a também norte-americana Sunisa Lee, ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2020. 

Rebeca competiu de igual para igual com Simone Biles. A disputa foi tão acirrada que a decisão da medalha de ouro ficou para a última apresentação - de Biles. 

A competição abrange quatro aparelhos: salto, paralela assimétrica, trave e solo; e a nota final é o somatório das notas obtidas pelas atletas em cada um deles. Biles somou 59.131 pontos, seguida de Rebeca, com 57.932; e de Sunisa Lee, com 56.465.

Com a vitória de hoje, Rebeca é dona de quatro medalhas olímpicas. O desempenho da brasileira, como muitos esportistas e internautas analisam, vale ouro. Biles sentiu pela primeira vez uma ameaça real de perder o pódio de melhor da história. 

Com o resultado, Rebeca Andrade tornou-se a maior medalhista olímpica feminina da história do Brasil.

Flávia Saraiva 

Outra brasileira que brilhou foi a ginasta Flávia Saraiva que fechou a final em nono lugar, com 54.032 pontos. Esta foi sua primeira participação na final desta modalidade.