Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quatro nomes foram confirmados em convenções para a disputa ao cargo de prefeito de Palmas/TO: Lúcia Viana (PSOL), Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL) e Júnior Geo (PSDB). 

Lúcia Viana foi o primeiro nome anunciado, em convenção do dia 27 de julho. Lançada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), terá como vice Silvio Souza, do mesmo partido. Natural de Cristalândia/TO, Lúcia é advogada, tem 62 anos, é mãe de três filhos e avó de três netos. A candidata atuou como servidora pública federal por 34 anos. Agora aposentada, advoga em causas sociais. Filiada ao PSOL desde 2009, já foi candidata a senadora, vice-prefeita, deputada federal e vereadora. 

O segundo nome oficializado em convenção foi o de Eduardo Siqueira Campos e seu candidato a vice, Pastor Carlos Velozo (Agir). Filho do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (in memoriam) e de dona Aureny Siqueira Campos (in memoriam), Eduardo tem 65 anos, nasceu em Campinas/SP. Com a família, mudou-se para Colinas de Goiás (atual Colinas do Tocantins). É educador, formado em Pedagogia e empresário do ramo de Comunicação. É casado e pai de sete filhos. Foi deputado federal, primeiro prefeito eleito de Palmas, senador da República, secretário de Estado e deputado estadual.

O terceiro nome confirmado na disputa pela Prefeitura de Palmas foi o de Janad Valcari e do candidato a vice, vereador Pedro Cardoso (Republicanos). Natural de Palmeirópolis/TO, Janad tem 40 anos, é advogada, empresária da área da educação, professora, e mora em Palmas desde 1992. Antes de ser empresária, Janad trabalhou como vendedora e corretora de imóveis. No ano de 2020 foi eleita vereadora de Palmas, tornando-se presidente da Câmara Municipal. Em 2022 foi eleita deputada estadual. 

Júnior Geo, por sua vez, foi o último nome confirmado - na noite dessa segunda-feira, 5. O nome do vice deve ser divulgado nesta terça-feira, 6. Geo foi eleito vereador de Palmas em 2012, reeleito em 2016. Em 2018 foi eleito para deputado estadual, reelegendo-se em 2022. Em 2020 disputou a eleição para prefeito de Palmas e foi o segundo mais votado no pleito. É professor concursado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), casado e pai de três filhos. Geo atua em escolas e cursos preparatórios para concursos e vestibulares há mais de 20 anos no Tocantins.