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Cotidiano

Foto: Divulgação

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O Sebrae iniciou na segunda-feira (19), o seu apoio à campanha “Feminicídio Zero”, lançada pelo Ministério das Mulheres neste mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o “Agosto Lilás”. A proposta do governo federal é articular e mobilizar diversos setores da sociedade brasileira em prol do direito das mulheres a uma vida livre de violência.

Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher retratam a gravidade da questão no país: a cada 6 horas, uma mulher é vítima de feminicídio; 3 em cada 10 brasileiras já foram vítimas de violência doméstica e, a cada 6 minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual.

De acordo com o Sebrae, o público feminino responde por 33,9% do total de empreendedores no país e cerca de 30% da base de clientes atendidos pela instituição são mulheres.

“O empreendedorismo pode ser uma alternativa para interromper ciclos de violência doméstica, especialmente quando há dependência financeira", afirma Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional

“Estamos empenhados em mostrar para essas empreendedoras e futuras empresárias que elas podem contar conosco e vislumbrar no empreendedorismo uma oportunidade de se tornarem as protagonistas de suas histórias", complementa. 

O programa Sebrae Delas promove soluções voltadas especialmente para as mulheres, que abrangem capacitação técnica e o fortalecimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Além disso, o Sebrae conta ainda com uma unidade dedicada ao empreendedorismo feminino, atuando também com questões complementares, como raça, etarismo e deficiência, que acentuam os desafios das mulheres. “Entendemos que a diversidade é um tema transversal e que precisa do nosso olhar para tornar o empreendedorismo cada dia mais inclusivo e democrático”, esclarece a diretora.

Brasil sem Misoginia

Em março deste ano, na presença de autoridades e lideranças femininas, o Sebrae assinou termo de compromisso em que formaliza sua adesão ao movimento “Brasil sem Misoginia”, iniciativa do Ministério das Mulheres. Nesse sentido, o Sebrae lançou o “Guia de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência”, que contém orientações para o atendimento na rede Sebrae em todo o país.