Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulga nos dias 16/10 e 25/10 novas pesquisas eleitorais de intenções de votos para o segundo turno das eleições municipais em Palmas após contratação de um novo instituto para a execução, o Veritá.

Como justifica a Federação, o Instituto Veritá, com quase 30 anos de experiência, realizou a pesquisa para o primeiro turno das eleições em Palmas que mais se aproximou do resultado das urnas. Também foi autor, reforça a Fieto, da pesquisa mais próxima do resultado das eleições para o Governo do Estado de São Paulo, em 2022, sendo reconhecida pelo então governador eleito, Tarcísio de Freitas.

A divulgação de pesquisas pela Federação integra uma série de ações realizadas em anos eleitorais há mais de 10 anos que contam com a parceria da Tv Jovem RecordTv Tocantins. "O objetivo é continuar contribuindo com informação de qualidade sobre o cenário eleitoral para o público industrial e comunidade", destaca a Fieto. 

Resultado do 1° Turno 

A contratação de um novo instituto pela Fieto acontece após a Federação ter divulgado nota à imprensa afirmando ter recebido com estranheza a diferença entre o resultado final das eleições e a previsão feita no estudo da última rodada, divulgado dia 4 de outubro para Palmas no site da Federação e redes sociais oficiais. 

A pesquisa, contratada junto ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostrava que Janad Valcari alcançava 52% das intenções de votos, Eduardo Siqueira 28%, Júnior Geo 20% e Lúcia Viana 1%. Janad chegou a divulgar à imprensa seu sentimento de vitória em primeiro turno. O resultado das urnas, no entanto, revelou que Palmas, de forma inédita, terá 2° turno. No 1° turno, Janad alcançou 39,22% dos votos, Eduardo Siqueira 32,42%, Júnior Geo 27,99%, e Lúcia Viana 0,37%.