Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Nacional, através da secretaria de Saúde, realizará o Dia D de encoleiramento de cães. A ação visa complementar o tratamento e prevenção de leishmaniose, oferecendo uma maneira prática e duradoura de manter o bem-estar do animal. 

A campanha acontecerá no Distrito de Luzimangues, no dia 19, das  9 às 16h. Os pontos de atendimento serão: Vigilância em Saúde; Subprefeitura; Escola Jacinto Bispo; Supermercado Estrela; Mini Box Figueiredo; Mini Box Jardim do Porto; Mini Box do Baiano e Mini Box Campo Belo. O responsável pelo animal deverá levar documentos pessoais e comprovante de endereço.

A leishmaniose canina é uma doença parasitária grave, que pode ser transmitida para humanos, não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos que reduzem a quantidade de parasitas no organismo do animal. O encoleiramento ajuda a prevenir a doença, ao repelir e matar o mosquito vetor da leishmaniose.

Os principais sintomas são: emagrecimento, queda de pelo do animal, descamação e feridas na pele, febre irregular, conjuntivite, crescimento exagerado das unhas, diarreia e parestesia de membros posteriores. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue.