Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação HDT-UFT

Foto: Divulgação HDT-UFT

Ampliar o atendimento do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) para outras especialidades médicas, além do tratamento de doenças infectocontagiosas. Esse é o objetivo do Projeto de Lei Complementar nº 2, de 11 de setembro de 2024, que propõe mudanças na Lei Complementar Estadual nº 87, de 2 de setembro de 2013, enviado para a Assembleia Legislativa pelo governador do Tocantins, Wanderley Barbosa.

O superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira, destacou que a mudança na legislação corrige uma limitação imposta na época da doação da área, que restringia o hospital ao atendimento de doenças tropicais. "Essa alteração permitirá que o hospital atenda de maneira mais ampla a população de Araguaína e região, contribuindo para a redução das filas de espera por especialistas. Além disso, vai consolidar o HDT como um verdadeiro hospital universitário, ampliando os campos de estágio para os alunos de medicina da UFNT", explicou Oliveira. Ele também adiantou que, com a aprovação do novo texto, o hospital passará a se chamar "Hospital Universitário da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HU-UFNT)".

Segundo o governador, a proposta busca atender de forma mais ágil e eficiente às crescentes demandas de saúde da população tocantinense. “A ampliação dos serviços no HDT fortalecerá sua função como hospital universitário, garantindo um atendimento mais abrangente à população e, ao mesmo tempo, promovendo uma melhor formação de profissionais de saúde nos níveis de graduação e pós-graduação, sem comprometer os serviços já existentes”, afirmou.

O deputado estadual Marcus Marcelo, que apoia e atuou para o andamento do projeto, reforçou a importância da iniciativa. "A saúde precisa da nossa atenção, e essa alteração é fundamental, pois a atual legislação limita o HDT a doenças tropicais. Sabemos da necessidade e do potencial do hospital universitário para ampliar as especialidades atendidas e ajudar a suprir a alta demanda de pacientes no Hospital Regional", pontuou o deputado.

Rede Ebserh

O HDT-UFT integra a Rede Ebserh desde 2015. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e atualmente administra 41 hospitais universitários federais em todo o país. Além de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), os hospitais da Rede Ebserh são centros de formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisas e inovações. (Ascom HDT-UFT)