Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

No dia 11 de dezembro, a Prefeitura de Araguaína promoverá a 3ª edição do Dia D’ Humanizar, uma mobilização para envolver a sociedade em prol da solidariedade aos mais necessitados, em especial as pessoas em situação de rua, que estão em extrema vulnerabilidade social. Para que ação seja ainda mais completa, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação está recebendo doações de roupas, sapatos, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal para montar kits que serão entregues para os cidadãos assistidos pelo programa Banho Solidário.

“Nosso serviço tem a missão de amenizar as vulnerabilidades dessas pessoas e atender as necessidades mais imediatas. O serviço inclui também alimentação e o encaminhamento destes cidadãos para serviços públicos sociais e de saúde, quando necessário. E as doações são um complemento fundamental deste trabalho”, informa Kelly Paula Araújo, encarregada do Banho Solidário.

Kelly reforça que a principal demanda é por roupas e sapatos masculinos, uma vez que os homens respondem pela maior parte das pessoas em situação de rua.

Onde e até quando doar

As doações podem ser entregues na sede do Banho Solidário, localizada na Rua 1º de Janeiro, 1764, no cruzamento com a Avenida Castelo Branco, em frente ao Terminal Bandeiras, no Centro, ou na própria Secretaria da Assistência Social, localizada na Rua Humberto de Campos, 508, esquina com a Rua 1º de Janeiro, no Bairro São João. A prefeitura receberá as doações até o dia 11 de dezembro, das 7 às 13 horas, em ambos os locais.

Dia D’Humanizar

A ação será realizada a partir das 9 horas do dia 11, na sede do Banho Solidário e no Centro de Geração de Renda, também localizado na Rua 1º de Janeiro, em frente ao Terminal Bandeiras. Neste ano, o Dia D contará com a parceria do Centro de Geração de Renda da prefeitura, que oferecerá cabeleireiras voluntárias para promover um dia de beleza aos usuários.

“Vamos ter cortes de cabelo masculino e feminino, manicure, pedicure e sobrancelha. O resgate da autoestima é muito necessário para quem está em situação de vulnerabilidade, é um passo importante para que eles tomem outras decisões”, pontua Kelly.

Banho Solidário

Desde março de 2020, o programa Banho Solidário oferece um serviço completo para as pessoas em vulnerabilidade social com a entrega de kits de higiene, incluindo lâmina de barbear para os homens e absorventes íntimos para as mulheres, espaço para o banho, além da alimentação no horário de almoço com a distribuição de marmitas para os assistidos.

De janeiro a outubro deste ano, o programa fez 9.065 atendimentos, ofertando 2.971 banhos, 1.274 kits higiênicos, 6.094 refeições e 1.746 kits de roupas doadas.