A fim de mobilizar e sensibilizar a população para a necessidade de combater o Aedes aegypti, cuja proliferação é favorecida durante o período chuvoso, o Estado do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com os 139 municípios e ocorrerá no sábado, 14 de dezembro.
A mobilização contará com atividades estratégicas destinadas a reduzir criadouros do Aedes aegypti, promover saúde e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao vetor da dengue, chikungunya e Zika. Depósitos como pneus, materiais rodantes, lixo, entulhos e sucatas tornam-se locais ideais para o desenvolvimento do mosquito neste período.
De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno, a responsabilidade pela prevenção é coletiva, e exige o engajamento das três esferas de governo, da sociedade civil e da população em geral. "No contexto do Dia D, a proposta é intensificar as medidas preventivas e ampliar a divulgação de mensagens de conscientização através de diversas mídias, além de oferecer oportunidade para reforçar informações que ajudem a minimizar os impactos da transmissão das doenças em todo o estado”, disse.
Dados epidemiológicos
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que o Tocantins apresentou um aumento de 33% no número de casos de dengue. Em 2023 foram 2.911 casos confirmados, neste ano já foram registrados 3.858 casos, com a confirmação de sete óbitos.
O SINAN mostrou ainda que em 2023 foram confirmados 4.289 casos de chikungunya, em 2024 foram 697, queda de 84%. Também houve diminuição de casos de Zika, que em 2023 confirmou 125 casos e em 2024 21, queda de 83%.
Ações
Entre 18 e 22 de novembro deste ano, a SES-TO realizou a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, adotando o tema da campanha nacional do Ministério da Saúde: "Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora". A iniciativa destacou que dedicar apenas 10 minutos por semana é suficiente para eliminar focos do mosquito em residências.
Atividades de prevenção
Para diminuir o risco de transmissão de arboviroses, a SES-TO recomenda:
•Verificar regularmente locais que possam acumular água, como ralos, pratos de vasos de plantas e reservatórios de degelo de geladeiras.
•Guardar pneus em locais fechados ou descartá-los adequadamente em ecopontos ou locais apropriados para o descarte desses objetos.
•Não acumular lixo ou entulho.
•Manter caixas d'água e outros reservatórios limpos e bem vedados.
•Descartar corretamente objetos que possam acumular água.
•Limpar as calhas da casa regularmente.
•Utilizar repelentes para proteção individual.
•Receber bem agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares. (SecomTO)