O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) instaurou nesta terça-feira (24) uma sindicância para apurar causas e responsabilidades sobre o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek. A estrutura, que fazia parte da BR-226 e ligava os estados do Tocantins e do Maranhão, caiu no último domingo (22).
Os trabalhos de apuração da sindicância serão iniciados na quinta-feira (26), quando, segundo o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, “toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações". Inclusive pretendemos acionar órgãos externos ao DNIT para participarem dos trabalhos”.
A comissão de sindicância está autorizada a levantar fatos, requerer documentos a órgãos de qualquer esfera administrativa e analisá-los junto às demais provas obtidas durante a investigação. Também estão previstas provas técnicas, como ensaios e visitas em campo, que permitam identificar as possíveis causas que levaram ao desabamento e avaliar indicativos de responsabilidade. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a sindicância foi determinada pelo ministro Renan Filho. O ministério também informou que está prevista, ainda nesta terça-feira, a publicação do decreto de emergência que destinará mais de R$ 100 milhões para a construção de uma nova ponte.
Vibrações Excessivas
Um documento do próprio Dnit, obtido pelo Metrópoles, revela que ainda em 2020 o órgão apontava "vibrações excessivas". “As condições atuais da OEA [Obra de Arte Especial] merecem atenção, pois verificam-se vibrações excessivas e desgaste visual de suas estruturas e do seu pavimento”, conforme o documento da época.
De acordo com o portal de notícias, no documento consta que o a análise do Dnit também identificou danificações no balanço lateral, irregularidades na geometria das lâminas (os pilares achatados que sustentavam a estrutura estavam tortos), e que as armaduras (ferragens) se encontravam expostas, corroídas e que havia fissuras em todos os pilares.
Dnit apontou "vibrações excessivas" na Ponte JK ainda em 2020, revela documento